Está tudo acerto para a realização da 5ª Conferência da Criança e do Adolescente de Nova Mutum
Nova Mutum realiza 5ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente amanhã
Os últimos detalhes acerca da programação foram definidos em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizada ontem pela manhã na Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social – Sala dos Conselhos. Com abertura prevista para as 13h no Centro de Convivência Parque das Águas, a Conferência será marcada por discussões e reflexões acerca das ações a serem implantadas ou implementadas no sentido de garantir direitos de crianças e adolescentes. “As conferências são ferramentas fundamentais, pois são elas hoje que dão o norte das políticas públicas de atendimento às demandas desenvolvidas pelos governos das três esferas”, explica a presidente do Conselho, psicóloga Alessandra Salesse.
As discussões focadas no tema deste ano: “Mobilizando, implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Municipal e nos Municípios”, serão coordenadas pela assessora técnica da Secretaria Municipal e Ação e Promoção Social, Janete Ap Soares e pela própria presidente do Conselho, Alessandra Salesse que serão também as conferencistas. “Como fizemos as pré-conferências nas escolas, os temas (eixos de discussões) já estão bem adiantados. Temos convicção que Nova Mutum pode fazer a diferença no que diz respeito à construção de políticas públicas mais efetivas, até porque já vem obtendo destaque em muitos projetos desenvolvidos nas área social”, observa Alessandra.
A expectativa é contar com uma participação expressiva de crianças e adolescentes, bem como de pessoas integradas a entidades ou conselhos representativos dessa categoria. “Contamos com a contribuição de nossos adolescentes, já seu protagonismo é de singular importância para a efetivação das políticas de garantia de direitos”, reforça a presidente do CMDCA. Nesse sentido, segundo Alessandra, é fundamental destacar a importância de aproveitar essa oportunidade para apontar demandas de acordo com a realidade local, pois isso será, segundo Nota Pública do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), assegurado por meio do Plano Decenal, nos termos dos critérios já discutidos e estabelecidos a serem referendados pelas respectivas conferências – municípios, Estados e União. O objetivo é que a partir disso, crianças e adolescentes tenha seus direitos assegurados no orçamento, na escola, na convivência familiar e comunitária, na saúde, na cultura, no lazer, na assistência, e, sobretudo, no respeito à dignidade da pessoa humana.
Comentários