Tribunal alerta Secopa sobre aumento de ações trabalhistas em Mato Grosso
O diretor geral do TRT, Ercio Lins, destacou que, para não ter um excesso de ações, os gestores precisam ficar alertas e acompanhar, não só a escolha da empresa, mas também a execução para que os direitos dos trabalhadores sejam cumpridos. Até agora, segundo ele, ainda não houve variação no número de ações impetradas no Tribunal, média de 600 ao dia.
Uma das maiores preocupações é o crescente número de empresas do setor de construção civil, que passaou de 1.237 para 2.837 em 2 anos. Para o Sindicato dos Trabalhadores do setor, muitas delas não tem estrutura para arcar com os encargos dos empregados e garantir o cumprimento das normas de segurança, por exemplo. Com isso, as subcontratações aumentam o risco aos trabalhadores.
O procurador do Ministério Público do Trabalho, Thiago Gurjão, também ressaltou que o órgão vai acompanhar todas as obras e não vai admitir que a celeridade na execução dos projetos, devido o prazo de conclusão, resultem no descumprimento das leis trabalhistas. "Isso não vai ser desculpa e vamos estar atentos".
Comentários