Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 13 de Novembro de 2011 às 23:30
Por: ZEQUIAS NOBRE

    Imprimir


A Auditoria Geral do Estado (AGE) deu início na sexta-feira (11) aos trabalhos de implantação do Observatório da Despesa Pública em Mato Grosso. Em reunião realizada pelos técnicos da Superintendência de Auditoria em Tecnologia da Informação (STI) com representantes do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), foram estabelecidos os passos iniciais para implantação da unidade no âmbito da AGE.

A expectativa é que em 70 dias já seja possível gerar os primeiros relatórios na área de Gestão de Pessoas, escolhida para ser piloto no processo tendo em vista o volume de informações existentes, bem como a dificuldade de análise dos dados de modo manual. Nos meses seguintes, conforme a sistemática de trabalho for desenvolvida, as demais áreas da administração, como aquisições e financeiro, por exemplo, também serão contempladas.

O Observatório da Despesa Pública (ODP) terá como finalidade realizar o monitoramento das situações que não estão em conformidade com a legislação vigente, a partir dos sistemas informatizados do Governo. Os relatórios gerados fornecerão dados e trilhas para a realização de auditorias e investigações pela AGE, bem como darão suporte ao Governo para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisões estratégicas.

Conforme salienta o superintendente de auditoria em Tecnologia da Informação da AGE, Anderlei Barbosa, o ODP deverá alavancar a quantidade de informações que subsidiam os trabalhos das equipes de auditoria. “Com informações mais precisas aperfeiçoaremos nossa atuação e poderemos desenvolver ações de mais eficientes de combate à corrupção e desvio de dinheiro público”, pontua.

A implantação do Observatório da Despesa Pública pela AGE acontece no contexto da transformação do órgão em Controladoria e é apenas uma das diversas ações que estão sendo promovidas em decorrência deste processo. O ODP de Mato Grosso tem como base o existente no Governo Federal, gerido pela Controladoria Geral da União, e premiado internacionalmente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49040/visualizar/