Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Segunda - 04 de Novembro de 2013 às 08:24

    Imprimir


 O Centro Regional Socioeducativo de Internação Provisória Masculina de Sinop já atendeu 29 jovens, com idades entre 13 e 18 anos, desde quando entrou em funcionamento, em agosto, até o último dia 30 de outubro. O número gera uma média de 9 internações mensais, pelo período de 45 dias, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Até o final do mês passado, 11 estavam sendo atendidos. A capacidade máxima é para 12.
 
Ao darem entrarem no centro, os adolescentes recebem um kit contendo uniforme, chinelo, lençol, toalha de banho, material de higiene pessoal e limpeza, e começam ser preparados para o cronograma de atividades. Elas são divididas entre as refeições, atendimento pela equipe técnica, atendimento familiar, atividades lúdicas e recreativas, audiências, visitas familiares. A unidade apontou, em documento respondendo aos questionamentos de Só Notícias (assinado pelo gerente da unidade, Marcos Aragão, a psicóloga Yndira M.G. Oliveira e a assistente social Claudia Queiroz) que as normas e rotinas são uma metodologia de suma importância na unidade e são incorporadas ao dia a dia dos adolescentes.
 
Entre as atividades desempenhadas a unidade apontou o projeto "Páginas da Alegria", realizado em parceria com a biblioteca pública municipal, com objetivo incentivar a leitura, melhora na fala e escrita. Já foram entregues aos adolescentes 27 livros literários, além da unidade possuir livros didáticos de história, geografia, português, dentre outros, que são fomentados a leitura. Após o contato, os adolescentes realizam uma resenha sobre o livro lido.
 
Tem ainda o projeto "Cultivando Vidas", uma horta vertical com materiais reciclados, com garrafas peti, visando a incorporação dos adolescentes sobre as práticas sustentáveis e o cultivo de hortaliças, ervas medicinais, dentre outras em suas casas, pelas famílias para que possam servir também como espaço de socialização.
 
Outro projeto é o "Puff de garrafa peti", que objetiva a confecção de puff com a reutilização de garrafas peti. Ele é realizado em parceria com a Cadeia Feminina, através das atividades realizadas por elas, que trabalham com costura. Os adolescentes confeccionam a base de garrafas as reeducandas fazem as capas com retalhos doados por malharias de Sinop. Ainda amostras de cinema, atividades religiosas, corte de cabelo e vacinações.
 
No documento, a unidade destacou que todas as atividades são realizadas com parcerias da sociedade, empresários, SEDUC e Assessoria Pedagógica, Cadeia Feminina, 5ª Vara Cível através do juiz Cleber Luiz Zeferino de Paula, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Católica - Paróquia Santo Antônio, Dr. Ouvidio, PET Cursos, Secretaria Municipal deApós passar por avaliação e por um período de ambientação nos estados onde vão trabalhar, 2,1 mil profissionais com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos iniciam hoje (4) o atendimento em unidades básicas de Saúde. Esse grupo foi avaliado durante três semanas por professores de universidades federais e teve testados os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do Sistema Único de Saúde.
 
 
Os profissionais que começam a atuar hoje se juntam aos 1,5 mil médicos da primeira etapa do programa que estão trabalhando em regiões carentes, segundo balanço do Ministério da Saúde.
 
 
Esses profissionais da segunda etapa do Mais Médicos tiveram os registros emitidos pelo Ministério da Saúde, conforme previsto em medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Inicialmente, essa atribuição era do Conselho Federal de Medicina mas, após polêmica e demora na concessão dos registros, a atribuição foi transferida do órgão de classe, que ficará com a função de fiscalizar o trabalho dos estrangeiros.
 
 
“A concessão do registro único pelo Ministério da Saúde evitou a polêmica da concessão e tem permitido que os profissionais, assim que concluem o curso e estejam aptos, possam começar a atender a população brasileira de modo que não tenhamos problemas de continuidade no Mais Médicos”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da EBC Serviços, na última sexta-feira (1°).
 
 
A partir de hoje, também começam a desembarcar no Brasil mais 3 mil cubanos que vão participar do Mais Médicos. O primeiro grupo, de 2,6 mil médicos, chega até o dia 10 de novembro nas capitais, onde vai cursar o módulo de avaliação do programa. Outros 400 chegam na semana seguinte. A previsão é que eles comecem a atuar nos municípios em dezembro. Os cubanos participam do programa por meio de cooperação firmada entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde em agosto de 2013.
 
 
Lançado em 8 de julho, o Mais Médicos amplia o número de médicos nas regiões carentes do país. Os profissionais recebem bolsa de R$ 10 mil por mês. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia aos profissionais. Os brasileiros têm prioridade no preenchimento das vagas e as remanescentes são oferecidas aos estrangeiros. De acordo com o secretário Mozart Sales, a partir de dezembro serão reabertas as inscrições para profissionais brasileiros.

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Programa Mais Médicos chegue ao final de 2013 com mais de 6,6 mil profissionais.
 
"Gostaríamos de salientar a importância da participação da sociedade no desenvolvimento das ações acima mencionadas, pois a doação de materiais como retalhos ou malhas, madeiras para o suporte da horta, casca de arroz, sementes ou mudas (flores, ervas medicinais ou hortaliças) livros, filmes, revistas, material escolar, dentre outros serão muito bem recebidos e colaborarão para que as atividades tenham continuidade", destacou a unidade. As doações podem ser entregues na unidade, na avenida das Figueiras, 1426, ou feito contato pelo telefone (66) 3531 7637.
 
As instalações internas atendem as normas mínimas previstas no SINASE - Sistema Nacional de Atendimento ao Socioeducativo, embora seja uma estrutura provisória. A unidade conta atualmente no corpo de profissionais, com o gerente, equipe técnica composta por um assistente social, uma psicóloga e 22 agentes socioeducativos. Deverão integrar a equipe mais três assistentes administrativos e duas técnicas de enfermagem, em dezembro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/4897/visualizar/