Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 19 de Novembro de 2011 às 22:15

    Imprimir


O prefeito Chico Galindo (PTB) inaugurou, no final da tarde de sexta-feira (18), o "Consultório de Rua", uma unidade móvel com a finalidade de atender moradores de ruas e, principalmente, usuários de drogas, em vários pontos de Cuiabá.

O trabalho vai começar em duas etapas. A primeira, no bairro do Porto, começa já na segunda-feira (21). A segunda etapa, nas redondezas da Rodoviária de Cuiabá, começa na próxima quarta-feira (23).

"Fizemos um mapeamento da cidade para saber onde há maior incidência de pessoas consideradas em situação de risco. Essas duas áreas são o primeiro foco dos trabalhos", explicou o prefeito.

O projeto Consultório de Rua é uma iniciativa do Ministério da Saúde e já é executado em vários estados brasileiros. Trata-se de uma van, em que uma equipe formada duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira e dois redutores de danos (intermediário entre os atendidos e o consultório) vão cadastrar e buscar ganhar a confiança dos usuários de drogas.

A primeira-dama do município, Norma Sueli Galindo, ajudou a viabilizar a van para Cuiabá. "O objetivo é alcançar essas pessoas, ganhar a confiança delas e, depois, levar para a rede municipal de Saúde para tratamento adequado", disse.

De acordo com ela, a administração tem suporte para atender à demanda. "Vamos contar com a ajuda do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para isso. Acredito que temos, sim, maneiras de atender a esses usuários de drogas e oferecer o tratamento necessário", afirmou a primeira-dama.

Recursos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá coordenar o projeto, no qual o Governo Federal investe R$ 200 mil. Em contrapartida, o Município ofereceu o veículo e pessoal para atendimento.

Conforme o Ministério de Saúde, o "Consultório de Rua" é o mais novo dispositivo público do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionado à rede de atenção integral em álcool e outras drogas.

O objetivo é implementar ações de promoção, prevenção e cuidados primários às pessoas que vivem nas ruas. Também busca oferecer acesso a tratamento de qualidade aos usuários de substâncias psicoativas. A prioridade é atender crianças e adolescentes em situação de risco social.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/48469/visualizar/