Dezenas de peixes amanheceram mortos no Rio Cuiabá, nesta segunda-feira (21). Uma mancha escura também apareceu em um trecho do rio que corta a capital mato-grossense juntamente com os peixes mortos de várias espécies.
Ainda não se sabe o que pode ter causado as mortes, mas de acordo com a ictióloga Lúcia Mateus, que é especialista na área, a rápida diminuição do oxigênio foi o responsável pela mortandade dos animais. “Podemos levantar várias hipóteses. Podemos analisar que a chuva pode ter trazido uma grande quantidade de material orgânico em decomposição. Isso consome muito oxigênio e os peixes mais sensíveis morrem rapidamente pois não conseguem sair do local a tempo”, explicou em entrevista ao G1.
Outro motivo que pode ter ligação com a morte dos peixes, segundo a especialista, é a presença de descarte de materiais. “O descarte de produtos químicos também pode ser responsável. Mas, a coleta da água deve ser feita para uma análise mais profunda”, pontuou.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou por meio de nota que não tinha conhecimento sobre o caso e determinou que uma equipe de técnicos da Gerência de Laboratório e Ensaios fossem até o local para analisar a situação. Ainda segundo a Sema, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e à Defesa Civil já foram informadas sobre as mortes dos peixes e devem investigar o assunto.
Comentários