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Tecnologia
Terça - 05 de Novembro de 2013 às 07:00

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Qualquer um que tenha um smartphone hoje em dia, tem em mãos um processador melhor que os computadores da missão especial Apolo 11, que levou o homem à Lua em 1969. Quem revela esse potencial dos celulares é o diretor de inovação da Ericsson para a América Latina, Jesper Rhode que falou sobre duas tendências no mundo dos telefones celulares: o crescimento do mercado publicitário direcionado para os celulares e os usuários consumirem cada vez mais vídeos através dos seus aparelhos. “Hoje, 35% dos dados consumidos nos smartphone são de vídeo. Mas isso vai aumentar para 50% ou 60% em pouco tempo. Outra coisa interessante é que os negócios estão mudando da rede fixa para móveis. O e-commerce está migrando para m-commerce. E as empresas estão ficando dependentes disso” afirmou Rhode.

 

Segundo ele, estudos indicam que o tráfego médio de dados de um smartphone atualmente é de 450Mb/mês. “Mas em 2018 esse número vai ser em torno de 2 Gb por aparelho. E porque isso acontece? Porque o consumo de vídeo vai ser cada vez mais por telefone.” No Brasil o valor médio oferecido pelas empresas de telefonia celular pelo pacote por 500Mb é de R$ 100.

 

Para exemplificar ainda mais essa tendência de uso de dados por celular, ele cita o recente acordo feito pelo Facebook com operadoras brasileiras que permitem mesmo ao usuário do pré-pago, sem crédito, acessar a rede social. “O Financial Times divulgou na última semana que o Facebook caiu na bolsa. Isso porque há uma informação de que os adolescentes estão deixando de usar essa rede social. E para o Facebook é importante pagar por isso para não perder mercado. O consumidor não paga, mas as operadoras não perdem, porque quem paga é o Facebook” revela Jesper.

 

Mercado publicitário
O mercado publicitário é outro que vai começar a migrar de maneira intensa para o mercado de celulares. O executivo diz que a fatia desse mercado atualmente é de apenas 1,7% do total investido. “De um ano para cá, a previsão de crescimento é de 77%, chegando perto de 6% do gasto total de publicidade até 2015” afirma. “Isso está começando agora. Hoje temos o aparelho na mão. Mas o investimento de tornar esse negócio viável está apenas começando. Vai começar uma grande migração para o móvel. No futuro o móvel vai ser o meio principal de acesso” diz.

 

“Nós temos mais de 6,4 bilhões de assinaturas móveis no mundo. E se você compara isso com cerca de 850 milhões de assinatura de banda larga fixa que temos, você pode ver que é uma tendência a internet ser cada vez mais acessada por telefonia móvel ou tablet e não por computadores pessoais” afirmou o executivo da Ericsson baseado em uma pesquisa feita pela empresa. “Cerca de 80% de quem acessa a internet ainda faz via desktop, mas, ao mesmo tempo, de 2011 para 2012 quem acessa internet também via celular aumentou de 32% para 52% de total os usuários de internet,” disse, lembrando de outro fator curioso: as empresas precisam cada vez mais disponibilizar o mesmo conteúdo para os usuários em aparelhos diferentes, aumentando o investimento em tecnologia de nuvem.

 

A questão da segurança desse novo modelo de comércio também precisa ser levada em conta. Mas para o executivo, a tendência das empresas é oferecer cada vez mais segurança. “A Apple já trabalha com a digital, o Android com reconhecimento facial. Já tem opção de não trabalhar apenas com senha, mas com outro tipo de segurança biométrica. Mas temos que nos acostumar de que um telefone é quase tão vulnerável quanto qualquer outro” afirma, dizendo que as empresas vão trabalhar para dar ao móvel a mesma segurança que hoje temos quando acessamos por exemplo o banco desde o desktop.





Fonte: Terra

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