Primeiro-ministro líbio sai ileso de tentativa de assassinato em Trípoli
O primeiro-ministro líbio, Abderrahim al Kib, saiu ileso de uma tentativa de assassinato perpetrada em Trípoli por um grupo de homens desconhecidos durante um ato oficial, informaram fontes ligadas às autoridades líbias.
O ataque aconteceu no sábado quando o primeiro-ministro visitava, ao lado de uma delegação do Executivo, a sede da rádio estatal líbia no bairro de Ashat, na periferia da capital.
No momento em que Al Kib entrava no edifício, um grupo de homens disparou contra a delegação e matou dois acompanhantes do primeiro-ministro, enquanto outros cinco ficaram feridos, explicaram as mesmas fontes.
No atentado, Al Kib saiu ileso e dois agressores foram presos, mas ainda se desconhece suas identidades e filiações.
As fontes, que preferiram manter o anonimato por razões de segurança, afirmaram que o ataque foi perpetrado por integrantes da chamada "Quinta Coluna", em referência a supostos homens fiéis ao ex-ditador Muammar Gaddafi, morto em 20 de outubro.
O atentado acontece apenas três dias depois do anúncio do novo Executivo eleito por Al Kib e que foi criticado por alguns grupos e tribos que exigem uma maior representação no atual gabinete.
Comentários