Cientistas holandeses descobriram que o triptofano é o responsável pelo benefício
Composto encontrado em ovo e chocolate aumenta confiança, diz estudo
Se quiser que seu parceiro confie em você, uma boa aposta é servir omelete e, depois, brigadeiro. Parece um conselho estranho? É que cientistas da Universidade de Leiden, na Holanda, descobriram que o triptofano, composto presente em ovos e chocolate, pode aumentar a confiança interpessoal. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os cientistas pediram a um grupo de voluntários que formassem duplas para participar de um jogo de confiança. Um de cada par recebeu uma quantia em dinheiro e tinha como opção dar parte dela ao outro. O dinheiro da segunda pessoa é triplicado e, então, pode dar um valor de volta ao primeiro. Ou seja, o primeiro jogador pode se sair muito melhor, desde que confie no segundo o suficiente para dar-lhe uma grande quantia inicialmente.
Enquanto jogavam, todos receberam suco de laranja, mas só alguns contaram com suplementação de triptofano no líquido. Os que ingeriram o composto transferiram quase 40% mais dinheiro. “A comida que ingerimos pode agir como um potencializador cognitivo, que modula a nossa maneira de pensar e perceber o mundo físico e social”, escreveram os cientistas.
A produção da serotonina (que proporciona o bem-estar) aumenta com o consumo de iguarias ricas em triptofano. Entre elas estão carne vermelha, queijo cottage, espinafre, nozes, sementes, banana, atum, marisco e peru.
Comentários