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Economia
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 08:09
Por: Vivian Lessa

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G1-MT
Mato Grosso espera aumento de até 8% nas vendas deste fim de ano
Mato Grosso espera aumento de até 8% nas vendas deste fim de ano
O comércio de Cuiabá e Várzea Grande funcionará em horário especial em todo o mês de dezembro. Com a expectativa de aumentar as vendas em torno 8% em todo o estado, o período é considerado pelos lojistas a melhor época do ano que compreende o Natal e o fim de ano.

A partir da quinta-feira (1º) até o dia 7, segundo Convenção Coletiva 2011/2012 da categoria, as lojas irão fechar somente às 20 horas, com exceção dos shoppings. Entre os dias 8 e 23 de dezembro, as atividades do comércio seguirão até as 22h. No dia 24, véspera do Natal, o funcionamento será até as 20h. Na semana que vai do dia 26 ao dia 30, segue até as 20h. Somente no último dia do mês (31) os lojistas irão trabalhar até as 18h.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Célio Fernandes, a mudança nos horários traz grandes benefícios ao comércio, e principalmente, ao consumidor. Lembrando que a abertura prolongada é instaurada para contemplar trabalhadores que têm jornada equivalente ao funcionamento do comércio de 8h às 18h.

O vice-presidente da Federação do Comércio e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, explica que os horários especiais são válidos para Cuiabá e Várzea Grande mas que, normalmente, as cidades do interior seguem o mesmo ritmo. “As cidades onde possuem sindicatos podem formar o próprio horário de funcionamento do comércio”.

Alta nas vendas
Para os comerciantes de Cuiabá que decidirem se manter abertos, em alguns casos, o incremento nas vendas pode variar de 5% a 15%. “Este Natal deve superar o do ano passado em 10% no volume de vendas, o que resulta em um aumento real de 3%, descontada a inflação”, ressalta o vice-presidente da CDL, Célio Fernandes.

O presidente da entidade, Paulo Gasparoto, acrescenta que a disponibilidade de lojas que oferecem variados produtos de diferentes preços é uma forma atrativa para todas as classes sociais. “As Classes A e B preferem mais artigos de tecnologia; as Classes C, D e E, costumeiramente, procuram confecções, calçados, perfumes e celulares”, aponta. 





Fonte: Do G1 MT

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