Domínio tangaraense: MT estreia contra RS no brasileiro de vôlei
A seleção mato-grossense feminina de vôlei entra em quadra, na tarde de hoje, para enfrentar o Rio Grande do Sul na estreia do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria infanto-juvenil, em Guaratuba (PR). Conforme o DS já adiantou na edição de ontem, a seleção é formada por doze atletas, sendo cinco de Tangará da Serra, três de Sinop, duas de Cuiabá, uma de Colíder e uma de Sapezal.
Além das atletas, técnico e auxiliar também são tangaraenses. Marcos Furlan; que comanda o grupo desde que ele garantiu a vaga na "elite" do vôlei infanto-juvenil de MT após conquistar o título da segunda divisão, no ano passado, sobre Goiás, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá; destaca que a tarefa não será fácil.
Marcos informou que das doze seleções que participam do campeonato, três cairão para a segunda divisão em 2012 e a meta do grupo é permanecer entre os nove que ficam. As disputas, no interior do Paraná, seguem até o dia 04 de dezembro.
A COMPETIÇÃO - O Campeonato Brasileiro de Seleções é realizado anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol. Reúne na divisão especial, as 12 melhores seleções estaduais do país.
O formato do CBS em 2012 prevê três grupos com quatro seleções cada. As seleções jogam entre si dentro dos grupos, os dois primeiros colocados em cada grupo e os dois melhores terceiros lugares por critérios técnicos estão classificados para a próxima fase. A partir das quartas-de-finais o sistema de mata-mata vai eliminando os participantes e os vencedores vão disputando o título. A final está prevista para acontecer no domingo, 04 de dezembro.
A formatação dos grupos obedece o sistema serpentina conforme a colocação de cada seleção no ano anterior. Campeã em 2011, Minas Gerais está no grupo A ao lado de Santa Catarina, Pernambuco e Goiás. No Grupo B estão Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. A chave C é formada por São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal
Comentários