Onça-parda foi encontrada machuda em uma
rodovia de MT. (Foto: Vigilância Ambiental)
A onça-parda atropelada no último domingo (27) em uma rodovia próxima a Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, será transferida para a capital para continuar o tratamento.
Uma equipe do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) vai se deslocar até a cidade na tarde desta quarta-feira (30) para fazer a transferência do animal. De acordo com César Soares, coordenador do Departamento de Fauna do Ibama, a onça-parda deve chegar a Cuiabá ainda hoje.
O animal deverá passar a noite na sede do Ibama e na manhã de quinta-feira será encaminhado para o hospital veterinário de uma universidade particular de Cuiabá. Segundo Marcelo Oliveira, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rondonópolis, a onça-parda precisou ser transferida para dar continuidade ao tratamento. “Nós fizemos um raio-x que confirmou que ela tem uma fratura na bacia. Ela só fica deitada e vai continuar o tratamento em Cuiabá e só chegando ao hospital é que os veterinários vão avaliar a necessidade de uma cirurgia”, explicou o veterinário.
O acidente
A onça foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis. Segundo os bombeiros que atenderam a ocorrência, o animal aparentava várias lesões após um atropelamento que aconteceu enquanto o ele tentava atravessar a rodovia.
O animal foi atendido e internado no CCZ da cidade e corre o risco de ser sacrificado caso não melhore. Isso porque, segundo o veterinário, a onça é muito brava e não deixa ser consultada e medicada.
Comentários