Empresários querem manutenção dos 30% de desconto
Volta à tona a discussão sobre a permanência do desconto de 30% no IPTU, estabelecido sobre o aumento em 2010. De acordo com Paulo Gasparoto, a manutenção do desconto de 30 % para 2012 é justa, já que as bases de cálculo de 2010 foram superiores à capacidade contributiva de muitos estabelecimentos comerciais e até residências.
“Em reunião com o presidente da Câmara Municipal, Julio Pinheiro, que se mostrou a favor dos 30%, foi definida reunião com o prefeito até no máximo quarta-feira, 7, visando rediscutir o assunto”, esclarece Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá.
O anúncio do prefeito Chico Galindo de retirada do desconto, para os representantes da CDL traz à cena a discussão sobre a tabela de progressão utilizada pela Prefeitura para calcular o imposto 2010. Há questionamentos sobre: valor real do imóvel versus valor apontado na tabela; denotada ausência de serviços públicos em determinadas regiões face à igual cobrança do IPTU, quando este é o tributo direcionado a estes serviços ausentes, entre outros pontos, a exemplo da considerada supervalorização das bases de preços de imóveis comerciais e que obrigatoriamente penaliza os locatários, que são maioria neste caso.
Comentários