Produção industrial cai 0,6% em outubro, aponta IBGE
A produção industrial brasileira caiu 0,6% de setembro para outubro na taxa livre de influências sazonais, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística) divulgada nesta sexta-feira (2). Em setembro, o indicador havia caído 1,9%.
Em outubro, o setor industrial registrou a terceira queda mensal consecutiva. Na média dos três meses findos em outubro, a produção mostra uma perda de 0,9% em relação ao período de três meses imediatamente anterior.
Na comparação com outubro de 2010, houve queda de 2,2%. Nos 12 meses encerrados em outubro, a produção da indústria acumula variação positiva de 1,3%. De janeiro a outubro, o setor soma uma expansão de 0,7%.
Segundo o IBGE, a perda de ritmo na relação mensal (de setembro para outubro) foi provocada pelo queda dos seguintes setores: edição e impressão (-6,7%), máquinas e equipamentos (-3,1%), alimentos (-5%), material eletrônico e equipamentos de comunicação (-5%), fumo (-12%) e metalurgia básica (-1%).
Apresentaram altas os setores de refino de petróleo e produção de álcool (1,5%), celulose e papel (2,3%)e farmacêutica (1,6%).
Dentre as categorias de uso, o pior desempenho ficou com a de bens de capital, com queda de 1,8% de setembro para outubro. A retração sinaliza uma freada nos investimentos em máquinas e equipamentos voltados à produção.
Os bens de consumo semi e não duráveis recuaram 1,3% na esteira da queda dos alimentos. Ainda em terreno negativo, os bens intermediários, os de maior peso na composição da indústria, tiveram queda de 0,5%. A única categoria com resultado positivo foi a de bens de consumo duráveis (2,4%).
Comentários