Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 05 de Dezembro de 2011 às 12:00
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


O vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participam no fim da tarde desta segunda-feira (05.12), no município de Cáceres (225 Km a Oeste de Cuiabá), da solenidade de assinatura do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) juntamente ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.  

A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) está prevista dentro da proposta do Plano Estratégico de Fronteira, lançado este ano pelo Governo Federal. O objetivo do Plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições dos Ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos praticados na faixa de fronteira brasileira. 

O Plano Estratégico de Fronteira é coordenado pelo vice-presidente Michel Temer junto aos Ministérios da Justiça e da Defesa. Antes de Mato Grosso, o vice-presidente e comitiva visitam as instalações do Quartel General do Comando Militar Oeste, em Campo Grande (MS), capital de um dos estados da região Centro-Oeste onde a Operação Ágata III é realizada, desde o dia 22 de novembro, - em conjunto pelas forças de segurança do Governo Federal e governos estaduais - para o combate dos delitos transfronteiriços. Temer, Cardozo e Moreira Franco vêm a Mato Grosso nesta segunda também para fazer o fechamento da operação.

O vice-presidente e a comitiva se desloca de Campo Grande para Cáceres com chegada prevista para às 16h30 no aeroporto da cidade, onde serão recebidos pelo governador Silval Barbosa e o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general-de-brigada João Batista Carvalho Bernardes, e o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes.Após o desembarque, seguem para o 2º Batalhão de Fronteira do Exército (2º BFron), onde serão recebidos com honras militares e, na sequência, assistirão uma palestra sobre o resultado da Operação Ágata III. Posteriormente participarão da solenidade de assinatura do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).

O GGI-F vai reunir prefeitos e secretários executivos dos Gabinetes de Gestão Integrada dos municípios de fronteira, além de integrantes de várias entidades do âmbito estadual e federal, como Marinha e Aeronáutica, e forças da segurança que já atuam permanentemente na faixa de fronteira, como o Gefron e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na resolução de problemas ligados à fronteira e no combate ao tráfico de entorpecente.

Também irão participar da solenidade chefes das Forças Armadas e das unidades de Segurança Pública de Mato Grosso, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público Federal e Estadual, entre outras autoridades. A solenidade de assinatura do decreto está prevista para iniciar às 17h30, no 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres (2º BFron). 

COBERTURA

A abertura do credenciamento no aeroporto será às 15h. A imprensa poderá se deslocar do aeroporto ao Círculo Militar de Cáceres, onde haverá ponto para credenciamento no portão principal. As imagens poderão ser feitas pela imprensa nos pontos principais da visita. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47173/visualizar/