De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá (CCZ), Alessandra Carvalho, há um mês estão sendo feitos mutirões nos bairros com maior Índice de Infestação Predial (IIP) na capital.
Para tentar diminuir os altos índices de infestação, os mutirões já passaram por alguns dos bairros mais populosos de Cuiabá, como alguns da região do CPA. A capital de Mato Grosso apresenta o maior Índice de Infestação Predial da região Centro-Oeste, com um percentual de infestação de 4,3% - número superior ao limite aceito pelo Ministério que é de até 1%. O Liraa não identifica os casos de dengue no país, mas mostra em quais cidades há mais focos do mosquito transmissor.
Ainda segundo a coordenadora do CCZ, a capital já conseguiu, a partir dos mutirões, reduzir neste ano quase 75% do número de casos de dengue em relação ao ano passado, quando o 42 mil pessoas ficaram doentes. Os mutirões consistem em inspeções sanitárias nas residências dos moradores da capital. Cuiabá tem um total de pouco mais de 231 mil imóveis. De acordo com o último levantamento feito pelo CCZ, pelo menos 75% dos focos de dengue foram encontrados dentro de caixas d"água e cisternas que ficam no chão.
Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidade está entre as três capitais em situação de risco de epidemia. Cidade também lidera o ranking de infestação do Centro-Oeste.
Cuiabá planeja mutirões para reduzir o risco de epidemia de dengue
Cuiabá (MT) está entre as três capitais brasileiras em situação de risco de epidemia de dengue. A cidade também é a que apresenta o maior número de infestação na região Centro-Oeste. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Saúde e constam no Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa).
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47133/visualizar/
Comentários