Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Dezembro de 2011 às 07:00

    Imprimir


Um grupo de deputados iranianos ameaçou agir contra diplomatas da União Europeia e de outros países que visitaram na última quinta-feira as dependências da embaixada britânica invadida dois dias antes por radicais islâmicos.

De acordo com informações do site da televisão iraniana em espanhol HispanTV, os deputados preparam um projeto de lei para atuar contra os 25 embaixadores que participaram da visita, que classificam como "um vergonhoso, imprudente e antidiplomático carnaval".

"Estes embaixadores transformaram as ruas de Teerã em palco de correrias e incursões vergonhosas, imprudentes e alheias a diplomacia", disse a deputada iraniana Fatemeh Alia. Para ela, a invasão da embaixada britânica no dia 29 de novembro foi "a reação espontânea de um grupo de estudantes".

Os embaixadores e chefes de missão da União Europeia e de outros países no Irã visitaram no dia 1º de dezembro as dependências invadidas da embaixada britânica em Teerã para comprovar os danos causados por islâmicos radicais.

Além dos representantes diplomáticos da União Europeia, se uniram à visita diplomatas da Turquia, Brasil, México, Suíça, Canadá e Austrália, com a permissão das autoridades do Reino Unido e após comunicar ao Ministério de Relações Exteriores do Irã, que deu seu sinal verde.

De acordo com os diplomatas visitantes, no norte de Teerã os invasores eram maiores de 30 anos e não eram estudantes. Eles afirmam ainda que a residência do embaixador ficou completamente arrasada.

INVASÃO

Na tarde e noite do dia 29 de novembro, manifestantes convocados por organizações de estudantes islâmicos radicais invadiram duas dependências da embaixada do Reino Unido em Teerã, queimaram a bandeira britânica, destruíram e roubaram documentos e causaram numerosos estragos.

Além disso, um grupo de diplomatas e funcionários da embaixada foram feitos reféns durante várias horas, até serem resgatados pela polícia iraniana. A manifestação seria para protestar contra as novas sanções impostas por Londres ao Irã com relação ao seu programa nuclear.

Em resposta, Teerã aprovou no dia 27 de novembro o rebaixamento das relações com Londres ao nível de encarregado de negócios, mas a invasão da embaixada levou o Reino Unido a retirar sua equipe diplomática do país no dia 30 de novembro e ordenar que todos os diplomatas iranianos saíssem de seu território em 48 horas.

 





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47109/visualizar/