Vereador Allan convida para sessão itinerante no São Gonçalo Beira Rio
Acontece nesta quarta-feira (06), no bairro São Gonçalo Beira Rio, uma sessão itinerante solicitada pelo vereador Allan Kardec (PT) para debater e propor soluções, juntamente com os moradores e integrantes da Prefeitura de Cuiabá, para alguns problemas que assolam os moradores da região. O São Gonçalo é uma comunidade histórica, um dos primeiros povoados fundados em Cuiabá e considerado o berço da cuiabania, além de importante ponto turístico e gastronômico. E, mesmo assim, não está incluso no roteiro turístico elaborado pelo município de Cuiabá.
A sessão começa às 19h no Centro Cultural do São Gonçalo e os demais vereadores também estão convidados a participarem. Também serão debatidas questões voltadas à infraestrutura, como a necessidade de se construir uma creche na região para atender uma demanda reprimida de cerca de 200 crianças moradoras também do bairro Parque Geórgia. Outro assunto a ser questionado é a tentativa do Ministério Público Estadual (MPE), por meio de uma ação civil pública, de retirar barracas e peixarias de moradores e trabalhadores que usam o local para retirar o sustento de suas famílias.
Ao consultar o City Tur turístico de Cuiabá que está se preparando para a Copa do Mundo, o vereador Allan constatou que a visitação ao São Gonçalo Beira Rio não faz parte do roteiro oficial elaborado pelo município. Por isso cobra a inclusão da comunidade como prioridade no City Tur Cuiabano. “Lá nasceu a cultura cuiabana e lá transforma e hibrida todo o processo cultural que é embrenhado no nosso Rio Cuiabá”, ressalta.
Ele explica que as peixarias estão prontas, o espaço de música, o espaço de lazer e entretenimento, e por isso precisam ser prestigiados. “Os recursos dos turistas do Brasil e do mundo devem ficar também naquele pedaço de Cuiabá. Então nós fizemos o requerimento à Secretaria Municipal de Cultura para o São Gonçalo Beira Rio ter também um espaço no City Tur Cuiabano”, revela. Para a sessão itinerante foram convidados os secretários municipais Marcus Fabrício (Turismo) e Alberto Machado, o Beto Dois a Um (Cultura). “Espero que eles possam participar com a gente para ouvir as demandas dos moradores e juntos encontrarmos as melhores soluções”, ressalta Allan.
Para Allan, houve um erro das gestões passadas em não incluir no roteiro turístico, o São Gonçalo Beira Rio que antes tinha dificuldade de acesso por estar um pouco longe da cidade. Mas há 4 anos o bairro recebeu pavimentação asfáltica. “A partir do momento que esse acesso é facilitado, as peixarias, os restaurantes e espaços de lazer estão prontos, já deveria ter sido inserido no roteiro turístico. São no mínimo 4 anos de atraso por isso estamos cobrando providências para beneficiar a comunidade”.
Também já foi requerido pelo vereador uma audiência pública para debater sobre a iniciativa do Ministério Público de cobrar a retirada de barracas e construções às margens do rio, inclusive aquelas construídas com palhas. Ele acredita que as barracas não causam degradação e nem agridem o meio ambiente, pois os próprios comerciantes e moradores preservam o local e já plantaram centenas de árvores na beira do rio para evitar o desbarrancamento. Allan explica que são cerca de 300 famílias que moram na região e parte delas que retira o sustento através das barracas e peixarias. Se a retirada das barracas tornar-se obrigatória, haverá prejuízos aos moradores e também para a população cuiabana que frequenta o local, principalmente aos finais de semana. A data da audiência ainda será definida.
Comentários