Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 06 de Novembro de 2013 às 08:34

    Imprimir


O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, emitiu nota de reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados ao longo dos 30 anos pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
 
“Os municípios isoladamente são dentre os três entes federados (União, Estados e Municípios) os mais enfraquecidos, portanto, a associação entre os municípios, por meio da AMM, é mais do que justificada para o fortalecimento jurídico, institucional e também financeiro, sempre na defesa dos interesses municipais”, destacou o gestor.
 
Presidida pelo prefeito de Juscimeira, Valdeci Luiz Colle ‘Chiquinho do Posto’, a AMM atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a AMM ainda conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos.
 
A prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da AMM, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, jurídica, contábil, de engenharia, entre outros.
 
- Histórico da AMM
 
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) é a consolidação de um grande projeto municipalista. Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no Estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
 
A ata de constituição registra a assinatura de 53 prefeitos, que se uniram em torno do projeto, idealizado pelas principais lideranças municipais da época, com o apoio do então governador Júlio José de Campos.
 
Com apenas nove funcionários, a primeira sede da AMM foi inaugurada em 1983 no Edifício Milão, no Centro de Cuiabá, onde funcionou até 1988, quando a entidade foi instalada no atual prédio, na Avenida Hist. Rubens de Mendonça.
 
A entidade foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.
 
O primeiro presidente da AMM foi o então prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), e o primeiro secretário executivo, o professor Geraldo Ferreira Gomes, que voltou a ocupar o cargo em gestões posteriores.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/4685/visualizar/