Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 08 de Dezembro de 2011 às 18:29

    Imprimir


O vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) vai se reunir nos próximos dias com diretores da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS) para buscar apoio a uma indicação sua para tentar dobrar o número de vagas de estacionamento de veículos na Avenida Brasil. Ele pretende que a cidade implante, ao menos de forma experimental, um modelo que já é adotado em outras cidades do Brasil e até mesmo em Mato Grosso: estacionamentos nos dois lados das pistas de avenidas com canteiros centrais.

Luiz Henrique explica que este é o momento certo para que o modelo seja implantado, já que o comércio fica muito movimentado em função das festividades de fim de ano – Natal e Ano Novo. “Se der certo, podemos adotar esse modelo definitivamente, e se não der voltamos em janeiro ao que era antes, mas acredito que vai dar. Já deu certo em outras cidades do mesmo porte que Tangará da Serra, e até maiores, porque não daria certo aqui?”, questiona.

O parlamentar vai se reunir primeiro com representantes da ACITS e depois com membros do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CONDEURB). Em seguida buscará uma reunião com o prefeito Saturnino Masson (PSDB). A intenção é de que a mudança seja implantada no mais curto prazo possível.

Luiz Henrique reconhece que haverá quem se posicione contra a medida, alegando principalmente o estreitamento da Avenida Brasil. Mesmo assim ele insiste defendendo o modelo. “Hoje a Avenida Brasil é utilizada como uma via rápida sim, o que é muito perigoso, mas a velocidade permitida na Avenida Brasil é de 40 quilômetros por hora. Não é pra ser uma via rápida. E com os estacionamentos em ambos os lados os motoristas que utilizam de forma errada terão que reduzir, garantindo mais segurança”, avalia.

Outra situação favorável, na opinião do vereador, é que em todo o percurso de maior movimentação da avenida existem faixas de pedestres, o que garantirá a segurança dos motoristas. “Fato é que já é uma tendência a implantação de estacionamento duplo, teremos mais vagas de estacionamento e estaremos realizando isso, se tivermos o apoio da sociedade e a compreensão do Executivo Municipal, justamente num momento em que a cidade que já tem 40 mil veículos, entre carros e motos, recebe um número muito grande, cerca de um terço disso, em veículos que vem de outras 15 cidades da região para fazerem suas compras aqui”, conclui.

INVESTIMENTOS – Critico ferrenho do atual modelo de trânsito adotado por Tangará da Serra, que dispensa semáforos, o vereador Luiz Henrique diz que apesar do modelo ser muito importante, não é solução para todos os problemas do trânsito de Tangará da Serra. “Precisamos de sinalização nos bairros, precisamos urgentemente de semáforos em pontos críticos como nas proximidades da Prefeitura, no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Avenida Ismael José do Nascimento e outros. Precisamos de mais sinalização vertical e horizontal no centro. A verdade é que precisamos de investimentos e recursos tem. Basta que se administre melhor os recursos que estão nas secretarias hoje e que se dê a devida prioridade ao trânsito”, afirmou Luiz Henrique.  
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/46849/visualizar/