Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 12 de Dezembro de 2011 às 11:01

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investiga a morte de oito pessoas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste do Estado. Todas as vítimas teriam ingerido o medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, que tem sede no próprio município. A última morte foi registrada na madrugada de domingo. Um casal, que também teria ingerido o medicamento, está internado no Hospital Santa Rosália.

A farmácia foi inspecionada por técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde duas vezes. A última inspeção, ocorrida no sábado, fechou o local até que o resultado de testes realizados seja divulgado. Na visita, ficou constatado, segundo a SES-MG, que o laboratório continuou a venda de medicamentos manipulados mesmo depois da inspeção feita em 1º de dezembro.

Uma ocorrência policial foi registrada e amostras do produto final e das matérias-primas utilizados na fabricação do medicamento foram coletadas. Todo o material foi encaminhado para o Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.

Na inspeção, também foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio laboratório, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14 de novembro. A secretaria investiga "a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo", afirmou a SES-MG.

A secretaria informou ainda que 11 pessoas podem ter usado o mesmo medicamento, de acordo com o controle da farmácia. A orientação é interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.

Os sintomas de intoxicação provocados pelo medicamento são hipotensão (queda da pressão arterial), braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (coloração azul-arroxeada da pele) e sensação de desmaio.

O Terra tentou contato com responsáveis pela Fórmula Pharma, mas ninguém foi localizado.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/46654/visualizar/