Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 07 de Janeiro de 2014 às 13:57

    Imprimir


 Iniciaram nesta segunda-feira, 6, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) da Unemat campus de Tangará da Serra. São 53 cursos distribuídos em 12 campis totalizando 2.140 vagas. No campus de Tangará são oito cursos disponíveis e 320 vagas no total. A informação foi repassada pelo diretor em substituição da Unemat, Anderson Fernandes que aproveitou para destacar que os cursos de graduação em nível superior oferecidos pela Unemat são: Agronomia, Biologia, Enfermagem, Engenharia Civil, Administração em Agronegócios, Administração em Empreendedorismo, Ciências Contábeis e Letras.
 
 
A inscrição, conforme o professor é feita através do site do SISU, www.sisu.mec.gov.br, onde o acadêmico realiza o preenchimento dos dados com o número de inscrição do ENEM 2013 e também a senha. Em caso de esquecimento, o sistema oferece um link de recuperação das informações por e-mail. Durante o processo de inscrição cabe ao candidato tomar duas decisões importantíssimas: curso de graduação desejado e local de estudo.
 
 
A partir da inscrição, o professor explica ainda que o sistema automaticamente organiza as informações do candidato à universidade a partir de seu histórico nas provas ENEM. “Este sistema utiliza a nota do Enem, então o candidato possui uma nota a partir daí, a sua melhor dos últimos anos. E esta pontuação será utilizada para que ele seja selecionado ou não”, salientou.
 
 
NOTA DE CORTE – Para explicar a ‘Nota de Corte’ o professou utilizou um exemplo, em que o candidato escolhe o curso de Agronomia. No sistema, existirão vários candidatos tentando o mesmo curso, supõe-se que existam pelo menos 160 do país inteiro que optem pelo mesmo curso. “Sendo assim, serão classificados por ordem [do maior para o menor, usando como base a nota do Enade], formando então a Nota de Corte, ou seja, a pontuação mínima para que o candidato seja aprovado, conforme concorrência”, afirma.
 
 
Se a Universidade oferece 40 vagas para o curso de Bacharelado em Agronomia, e pelo SISU se inscreveram 160 candidatos, logo as 40 pessoas com maiores notas serão selecionadas. Assim, o candidato número 1 é aquele que, por exemplo, conseguiu 600 pontos, e o candidato número 40 é quem conseguiu 547,35 pontos. Logo a nota de corte do curso será de 547,35 pontos e todos aqueles inscritos com nota menor serão desclassificados deste curso.
 
 
A VARIAÇÃO - Ainda segundo Anderson, é de extrema importância que haja um acompanhamento de perto, porque há uma variação na nota todos os dias, quando o sistema vai atualizando os inscritos conforme demanda, podendo a Nota de Corte aumentar e/ou diminuir.
 
 
Pelo mesmo princípio o Ministério da Educação relembra que a Nota de Corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo assim, garantia de seleção para vaga ofertada. O trecho da explicação citada pode ser conferido no link: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#nota_corte.
 
 
MATRÍCULA - Dia 13 será divulgado o resultado dos inscritos e o ranking por curso. Os candidatos serão convocados a comparecer na Unemat, nos dias 17, 20 e 21, para realizar a matrícula. Contudo, o professor salientou que muitas das vezes candidatos de outras partes do Estado, por qualquer motivo, não vem fazer a matrícula. “Quando não vem, automaticamente são eliminados do processo. Desta forma, se havia uma lista com as maiores 40 notas e vieram 37, sobraram três vagas. Então, há uma nova chamada baseada na nota do Enade e uma nova lista é divulgada”, explica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/466/visualizar/