As imagens feitas por celular mostram quando um dos estudantes fica completamente sem ar e, em seguida, é pressionado por um dos colegas contra a parede. O jovem perde os sentidos durante poucos segundos e quando recupera a consciência, os alunos comemoram.
Segundo Harfouche, quando um caso como esse repercute publicamente, a promotoria espera um posicionamento espontâneo da escola ou da secretaria de educação até o fim do expediente do dia em que o fato foi divulgado. O estabelecimento de ensino e a secretaria não são obrigados a encaminhar o relatório dentro desse prazo.
Desmaio MS (Foto: Reprodução/TV Morena)
Caso não haja manifestação, o promotor pode começar a apurar os fatos e notificar formalmente a direção a apresentar informações sobre o ocorrido. A escola e a secretaria podem responder criminalmente se o pedido oficial não for atendido dentro do tempo limite.
O promotor disse ao G1 que pretende descobrir se algum funcionário da escola sabia das brincadeiras. “Mesmo que as brincadeiras estejam acontecendo dentro da escola, caso os professores ou direção não soubessem, pode ser que ninguém seja responsabilizado”, explica. Pelas imagens, segundo ele, não é possível saber se alguém será punido.
Apuração
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (SED) informou ao G1 que foi aberta uma sindicância na escola para investigar o caso. Serão levantadas todas as informações a respeito da brincadeira e do vídeo.
Os alunos que aparecem nas imagens, segundo a assessoria, já foram identificados, mas ainda não se sabe quem filmou os desmaios. Todos os documentos e um relatório da sindicância devem ser encaminhados ao Ministério Público Estadual dentro de aproximadamente uma semana.
O caso
A mãe de um dos alunos viu as imagens e disse ter ficado chocada com a brincadeira. “Meu filho disse que eles estavam na sala de aula quando começou a brincadeira e que o professor estava assistindo tudo”, disse.
A direção da escola disse que não tinha conhecimento sobre os desmaios dentro das salas de aula e prometeu um trabalho de orientação com os estudantes a partir de 2012, no retorno às aulas após as férias.
Comentários