Bezerra destaca importância do Programa Crescer
O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) destacou na Câmara a iniciativa do governo federal em reestruturar o programa de financiamento na linha de microcrédito. A proposta é beneficiar 3,46 milhões de pequenos empreendedores até o final de 2013, disseminando assim o acesso à cadeia produtiva em todos os setores.
“Como todos sabemos, obter empréstimos bancários para abrir ou tocar um pequeno negócio, para quem não possa oferecer garantias, não é tarefa das mais fáceis em nosso País”, observou Bezerra.
De acordo com especialistas em microfinanças, pelo menos dez milhões de empreendedores não têm acesso a crédito bancário no Brasil. “Daí a importância do lançamento, pelo Governo Federal, do Programa Crescer, que reformula o mecanismo de financiamento de atividades produtivas de pequeno porte, fundamental para o crescimento sustentável, a melhor distribuição de renda e a justiça social no País”, disse o deputado.
O projeto envolve os bancos públicos federais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. A meta estipulada pelo Ministério da Fazenda é de que tais bancos cheguem a disponibilizar cerca de três bilhões de reais até 2013, com as condições mais favoráveis ao cliente: taxa de abertura de crédito de apenas 1%, e taxa de juros de apenas 8%.
O limite será de R$ 15 mil, com prazo de financiamento de até seis meses, em caso de capital de giro, e de até 24 meses, para caso de investimento.
“As boas condições oferecidas pelo Governo terão, portanto, de se respaldar em um retorno objetivo do projeto, o que envolve lucros e reposição de custos burocráticos, para não falar no risco de inadimplência”, ressaltou Bezerra.
Segundo o deputado, o programa deverá ter um impacto importante na economia, viabilizando muitas operações e empreendimentos. “Este é, aliás, o grande atrativo do microcrédito, para quaisquer instituições financeiras: oferecer um produto que é porta de entrada para novos clientes e criar nova perspectiva comercial”, afirmou.
Bezerra acredita que o acesso ao crédito terminará por facilitar o consumo de mais produtos financeiros, na medida do próprio progresso dos empreendimentos iniciais. Para isso, o deputado entende que será de grande importância que os bancos ofereçam também orientação financeira, já que os novos clientes provavelmente desconhecerão as oportunidades e os riscos envolvidos nesse universo.
“Apostamos no sucesso do Programa Crescer. Estamos certos de que a facilitação do crédito levará ao mercado milhões de brasileiros, dinamizando a economia, abrindo oportunidades de trabalho formal e distribuindo de modo mais equitativo a riqueza do País. Trata-se, sem dúvida, de mais um passo importante rumo à consolidação de uma verdadeira democracia social no Brasil”, disse Bezerra.
Comentários