Bezerra repercute na Câmara ações do turismo em Mato Grosso
O potencial turístico de Mato Grosso e as ações do governo na divulgação das belezas naturais do Estado, em eventos nacionais e internacionais, foi tema do pronunciamento apresentado hoje na Câmara Federal pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB).
Bezerra ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, deputada estadual licenciada do PMDB. Anunciou que Mato Grosso passou a fazer parte do mesmo roteiro turístico com Foz do Iguaçu e Rio Janeiro, com o protocolo de intenções assinado recentemente.
“Vivemos hoje um novo tempo. Mato Grosso, nobres Colegas, passa a compor, definitivamente, a rota do turismo nacional e internacional”, disse Bezerra, referindo-se à escolha da Amazônia, junto com Foz do Iguaçu, como duas das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Com este novo selo turístico, segundo Bezerra, surge o “Roteiro das Três Maravilhas do Mundo” - Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (Terra das Cataratas) e Amazônia, que também inclui o Pantanal, que terá suporte aéreo da Trip Linhas Aéreas que conta com novos voos, ligando Foz do Iguaçu a Cuiabá, Porto Velho e Manaus.
Segundo Bezerra, dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) apontam que o Brasil recebe, atualmente, cerca de cinco milhões de turistas/ano. Para 2014, o ano da Copa do Mundo de Futebol, são esperados 7,2 milhões de turistas.
O deputado citou trechos de artigo publicado recentemente pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, sob o título “Mato Grosso, lindo por natureza”, onde destaca a competência que o Estado de Mato Grosso tem mostrado ao se expor para um turista nacional e estrangeiro. “Ele ressalta que já existe uma total consciência da capacidade de exploração das potencialidades naturais do Estado”, observou.
Afirmou o deputado que, segundo Pesquisa de Demanda Turística Internacional da Embratur, a natureza, o ecoturismo e o turismo de aventura respondem por principais motivos de viagem para 26,9% dos 30 mil entrevistados no estudo realizado com base em 2010.
“Mato Grosso mais uma vez responde presente nessa nova chamada para o desenvolvimento econômico e social do Brasil! E nossas belezas naturais representam uma de nossas maiores riquezas. Uma riqueza patrimônio da humanidade que temos o dever de preservar como um legado às próximas gerações”, ressaltou.
Bezerra lembrou que boa parte da Amazônia Legal está em Mato Grosso. O Estado possui o segundo maior bioma brasileiro com uma enorme biodiversidade, o Pantanal, considerado pela Unesco Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, e também uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza - a Amazônia.
“Mato Grosso vai consolidando sua condição de um dos destinos de ecoturismo mais importantes do Brasil”, disse Bezerra. Ele ainda destacou a força econômica do Estado com o crescimento na área do agronegócio.
Esse potencial econômico, disse o deputado, mostra a força de Mato Grosso, que tem sua valorosa parcela de contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional, “gerando emprego e renda e, assim, proporcionando uma melhor qualidade de vida para nossa gente”.
Comentários