Paraguai inicia construção de linha de transmissão em Itaipu
O Paraguai iniciou oficialmente nesta quinta-feira a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica de 500 quilovolts, um projeto que demandará investimentos de 165 milhões de dólares e com a qual o país pretende se aproximar de uma desejada soberania energética.
A obra, que consiste em uma linha de 348 quilômetros entre uma subestação da hidrelétrica de Itaipu e outra instalada em Valla Hayes, perto de Assunção, permitirá ao Paraguai utilizar uma fatia maior da energia produzida pela usina que compartilha com o Brasil.
A construção da linha de transmissão, que estará a cargo de um consórcio integrado pelo grupo espanhol Elecnor, acontece depois de um acordo firmado em meados de 2009 pelo presidente paraguaio, Fernando Lugo, e o então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra será financiada pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e tem prazo de execução de 14 meses.
Lugo participou do ato que deu início à construção em Hernandarias, 400 quilômetros a leste de Assunção, junto aos diretores de Itaipu no Paraguai e no Brasil.
O presidente disse no evento que estava cumprindo com o compromisso assumido em 2008, quando chegou ao poder, de conquistar a soberania energética para o seu país.
O Paraguai é dono de metade da energia produzida por Itaipu, uma das maiores usinas do mundo, mas utiliza uma pequena parte da produção. O restante deve vender unicamente ao Brasil, que financiou a obra, de acordo com um tratado.
Comentários