Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 16 de Dezembro de 2011 às 07:18

    Imprimir


Luiz Henrique reúne grupo para disputar presidência da Câmara
     

O atual vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB), está muito próximo de ser eleito presidente para o exercício 2012 do Legislativo. No seu caminho estão apenas possíveis mudanças, comuns em qualquer processo eleitoral. A candidatura de Luiz Henrique foi definida na semana passada em reunião realizada na casa do vereador José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT), e contava com a adesão de outros quatro vereadores, totalizando seis votos – um voto a mais do que os cinco necessários.

O pré-candidato a presidência da Câmara conta que o início das articulações foi feito pelo atual presidente, vereador Miguel Romanhuk (DEM). “Fui procurado pelo atual presidente da Câmara, o Miguel, para que a gente já pudesse começar as conversas com os outros vereadores para que já houvesse um clima de tranquilidade e que não houvesse nenhum tipo de especulação de maneira alguma”, conta.
Os vereadores procurados para a composição, explica Luiz Henrique, foram aqueles que já vinham votando em bloco nas disputas pela presidência. Ele (Luiz Henrique), Zé Pequeno e Zedeca votaram juntos em todas as três votações que foram realizadas até agora para decidir a presidência do Legislativo no atual mandato. Juntos elegeram Zé Pequeno (2009), perderam na tentativa de eleger Luiz Henrique (2010) e foram fundamentais na reeleição de Romanhuk (2011).
Ao grupo também foi adicionado o vereador Antônio Quirino (PMDB), que votou em Luiz Henrique nas eleições indiretas para a Prefeitura Municipal. Quirino agora participaria da eleição como candidato a vice-presidente da Câmara, mas numa articulação para que o grupo conquistasse o apoio de mais um vereador; abriu mão do cargo de vice e aceitou disputar a segunda secretaria.
“Era para eu ser o vice-presidente, mas o vereador Wellington Bezerra (PR) gostaria de participar como vice-presidente. Então abri mão para ser segundo secretário”, disse Quirino ao afirmar que acredita na unidade do grupo para garantir a eleição de Luiz Henrique. “Nós homens públicos não somos obrigados a assumir compromissos, mas desde que eu assuma, tem que ter a decência de cumprir. A gente já é desacreditado como classe política, se não cumpre compromisso aí acabou”, diz.
Sobre o grupo o presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Romanhuk disse que hoje todos os vereadores tem capacidade para disputar a presidência do Legislativo, mas que ele acredita na eleição de Luiz Henrique. “Todos tem bom nome para disputar, mas creio que não vai ter surpresa não. Vai ser eleito o Luiz Henrique mesmo”, avalia.
Se a decisão do grupo que acompanha Romanhuk se concretizar, na sessão legislativa da próxima segunda-feira Luiz Henrique será eleito presidente, Bezerra vice-presidente, Zé Pequeno primeiro secretário e Quirino segundo secretário. E eles ainda terão os votos de Zedeca e do próprio Romanhuk.


     

Orientado pelo PR, Bezerra deve votar em Vânia Ladeia


     

Até o início desta semana a vereadora Vânia Ladeia não era pré-candidata a presidência da Câmara Municipal, mas agora é. Em entrevista ao DS ontem ela confirmou que foi convocada pelo Partido da República, presidido em Tangará da Serra pelo deputado estadual Wagner Ramos, em decisão colegiada. Com o anúncio o vereador republicano Welington Bezerra, que também participaria da composição na chapa encabeçada pelo vereador Luiz Henrique (PTB), terá que voltar atrás.
Sobre a força política reunida por Luiz Henrique, a vereadora Vânia diz que não teme e que, inclusive, esta confiante. “Já vi eleição de mesa virar na última hora. Estamos confiantes, ao mesmo tempo apreensivos ainda. Mas acredito que vai dar tudo certo”, afirmou Vânia ao garantir que seu colega de partido seguirá com a decisão coletiva do PR.
Vânia diz que está conversando com muita sinceridade com todos os vereadores e que acredita numa possível adesão daqueles que não foram convidados pelo grupo de Luiz Henrique - caso dos vereadores João Negão (PSD) e Fabão (PSDB). Ela também diz valorizar muito a possível adesão do vereador Roque Fritzen (PDT), que atualmente também é tido como provável candidato à presidência.
“Eleição de mesa é muito imprevisível, as coisas mudam de última hora. O certo é que aceitei ser candidata.  Isso resultou de uma conversa com a presidência do partido, é fruto de uma decisão do grupo. Portanto, sou pré-candidata à presidência da Câmara”, garante Vânia.
BEZERRA – Procurado pelo DS, o vereador Bezerra negou que ainda seja pré-candidato a vice-presidente da Câmara. “Na verdade eu não sou candidato a nada. Eu me coloco a disposição nas composições. Até o momento tínhamos dois candidatos que eram Luiz Henrique e Roque. Mas agora temos a terceira, que é a Vânia. Eventualmente vão ter essas candidaturas postas. Com a Vânia eu tenho a questão partidária. Tenho que seguir a determinação partidária. Eu sei que nessas eleições tudo muda de uma hora para outra, mas se a Vânia for candidata eu vou ter que votar nela”, conclui o vereador.


    Roque diz manter candidatura, mesmo que tenha só seu próprio voto     

O Pleno do Tribunal de Contas acolheu parcialmente o recurso ordinário apresentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra e alterou o julgamento das contas anuais de 2009 para regulares com recomendações e determinações. A decisão aconteceu na sessão plenária do dia 8 de dezembro.
No voto do conselheiro relator Antonio Joaquim (voto lido pelo auditor substituto de conselheiro Isaías Lopes da Cunha), foram feitas alterações para retirar do processo diversas irregularidades que foram sanadas de acordo com documentos apresentados pelo responsável do período, Jefferson Luis Lima da Silva.
Além disso, a multa aplicada de 80 UPF foi reduzida para 60 UPF (R$ 2.161,80), por conta do princípio da razoabilidade. Também foi excluída a multa de 25 UPF. Os demais termos do acórdão 3.054/2010 permanecem inalterados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/46281/visualizar/