Estado não paga empresa de limpeza há 4 meses
Os cerca de 150 funcionários que ainda estão na Exact Serviços de Higienização, empresa que presta serviço de limpeza para o Estado em órgãos da saúde de Cuiabá e Colíder, já acumulam 2 meses de salário atrasado e mais o 13º que ainda não foi pago. Sem ter a quem recorrer vários desses funcionários têm solicitado o apoio da imprensa através de e-mails denunciando a situação em que se encontram, ou seja, passando necessidades em casa e sendo obrigados a trabalharem diariamente sem a certeza de quando vão receber.
Eles não sabem como vão fazer para passar o Natal sem dinheiro. “Estamos sem receber a dois meses e décimo terceiro, estamos passando necessidades, contas a pagar e eles não dão a previsão deste pagamentos”, desabafa a servidora R.M.C.C. Outra servidora T.C, continua; “A maioria dos funcionários são pais e mães ao mesmo tempo, tem gente que está passando fome, eles alegam que a Secretaria de Saúde, não repassou o dinheiro, e o que será do nosso natal”? questiona.
A diretoria da empresa confirma que já completaram 4 meses de atraso por parte do governo. Porém, a empresa ainda conseguiu quitar os salários de agosto e setembro utilizando dinheiro da rescisão de dois contratos com o Estado. No caso, com o fim da prestação de serviços em Cáceres e Rondonópolis, locais onde a administração dos hospitais regionais já foram repassadas para a gestão das Organizações Sociais de Saúde (OSS). Com o término dos contratos, cerca de 100 funcionários já foram dispensados.
A justificativa da Secretaria Estadual de Saúde para a empresa é de que está faltando suplementação orçamentária. A Exact não confirma o valor dos contratos firmados com o Estado, e nem a quanto tempo presta os serviços para a rede pública. Mas explica que foi chamada para uma reunião na Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (15) e foi informado que o dinheiro será repassado e o problema solucionado.
Outro lado
Assessoria da SES garantiu que o Estado já abriu a suplementação orçamentária para a empresa e renovou o contrato com ela por mais um ano. Informa que os recursos já foram locados para quitar todas as pendências e que o pagamento deve cair nas contas dos funcionários até a próxima segunda-feira (19).
Comentários