Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 17 de Dezembro de 2011 às 07:00

    Imprimir


Conselho Nacional de Justiça manifestou apoio ao Núcleo de Atendimento Técnico (NAT) instalado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para subsidiar magistrados nas decisões em processos relacionados à saúde. Por telefone, o conselheiro Ney José de Freitas conversou nesta quinta-feira (15 de dezembro) com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e o parabenizou pela iniciativa. Segundo o conselheiro, o núcleo é um instrumento importante para democratizar e dar celeridade à Justiça.

Desde a sua criação, em 9 de novembro, até o dia 7 de dezembro, quando foi divulgado o primeiro relatório de atividades do núcleo, o NAT recebeu 86 demandas provenientes de nove municípios, incluindo Cuiabá e Várzea Grande. Cinqüenta por cento dos pareceres emitidos pelo NAT consideraram pertinentes as demandas da parte autora. Em 8% dos casos, o magistrado solicitou mais informações à demandante após analisar o parecer. Os índices demonstram a imparcialidade do NAT, segundo o coordenador, juiz Túlio Dualibi Alves Souza, da Sexta Vara Cível de Sinop.

Em 57% dos casos, os juízes concederam as liminares para atender as solicitações da parte autora e em 29%, os magistrados pediram mais informações aos demandantes após analisarem o parecer técnico. Esse resultado é significativo, destacou o coordenador do NAT, para comprovar que a existência do núcleo não tira a autonomia do magistrado, que irá julgar de acordo com a sua convicção. Apenas proporciona ao julgador um parecer técnico, isento, que o auxiliará na decisão, e que pode ser acatado ou não.

Outro ponto positivo do NAT é revelar onde estão os principais gargalos da saúde pública de Mato Grosso e cobrar providências das autoridades competentes. O primeiro relatório mostrou que os pedidos de cirurgias lideram as demandas, representando 44% das solicitações. Na sequência estão os pedidos de medicamentos (21%) e exames (13%). Os relatórios de atividades serão divulgados no quinto dia útil de cada mês.

Inicialmente, conforme o magistrado de Sinop, o NAT deveria atender apenas os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Tangará da Serra, já que se trata de um projeto piloto. No entanto, o serviço foi acionado também por magistrados de Juína, Primavera do Leste, Terra Nova do Norte, Colíder e Ribeirão Cascalheira. Segundo o coordenador, embora esses municípios devam ser atendidos preferencialmente, a ordem é não deixar nenhum magistrado sem assistência, ou seja, quem procurar o serviço do núcleo terá a resposta.

O NAT funciona em uma sala no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, e conta com uma equipe formada por três médicos, um farmacêutico, um técnico administrativo e um estagiário, cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), que trabalham das 12 às 19 horas. A criação do núcleo atende à Recomendação nº 31 do Conselho Nacional de Justiça, que busca melhorar o acesso dos magistrados a informações técnicas sobre saúde nas demandas judiciais. (Ascom) W.S
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/46189/visualizar/