Oposição quer explicação de Mantega sobre caso Caixa Econômica
Reportagem da Folha revelou no domingo que as transações podem ter gerado perdas de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
O deputado também apresentou requerimento solicitando uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para discutir a suspeita.
Como o recesso parlamentar deve começar amanhã, com a votação do Orçamento, esse encontro só deve ocorrer em 2012.
ACM Neto pede que sejam ouvidos o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto; o proprietário da Corretora Tetto, Eugênio Pacelli Marques de Almeida Holanda; e diretor-presidente do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos.
A Folha mostrou hoje que relatório de investigação interna da Caixa Econômica Federal para apurar as causas de um apagão entre 2008 e 2009 em seu sistema apontou falhas gerenciais e "conduta omissiva" no banco.
As conclusões dessa apuração foram o estopim para azedar de vez o clima entre as alas do PT e do PMDB que estão no comando da Caixa.
O apagão, como a reportagem mostrou no domingo, permitiu que uma empresa do Rio vendesse contratos de baixo ou nenhum valor por valores acima dos de mercado.
À Caixa cabia zelar pelo registro de dívidas que esses papéis mantinham junto à União. Mas os papéis acabaram vendidos sem as dívidas, o que projeta um dano aos cofres públicos porque é o governo que os garante.
Comentários