Universidades apresentam propostas de fortalecimento ao MEC
Representantes de instituições que integram a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) entregou ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, proposta para o fortalecimento do Ensino Superior e redução das assimetrias regionais. A audiência ocorreu no último dia 14 de dezembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
A Abruem congrega 41 instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, distribuídas em 22 estados, atendendo a um total de 700.000 alunos, o equivalente a 50% da rede pública do ensino superior brasileiro. Dentre as principais perspectivas e metas apresentadas pelas instituições está a garantia da efetiva participação das Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e municipais nas decisões nacionais da educação superior.
Segundo o documento, o fortalecimento da pesquisa, pós-graduação e extensão universitária passa por uma maior articulação entre as ações do Governo Federal, por meio do MEC e Capes, com as universidades estaduais e municipais, na definição de implantação de novos campi e cursos de graduação e pós-graduação. As IES também visam ampliação da participação nos editais federais para captação de recursos, fomentando inovações pedagógicas e tecnológicas. (Ascom Unemat) I.B
Comentários