Chinesa Três Gargantas fica com fatia na portuguesa EDP
"O Conselho de Ministros, de acordo com informação transmitida à Parpública, procedeu hoje à seleção da China Three Gorges para efetuar a aquisição da totalidade das 780.633.782 ações representativas de 21,35% do capital social da EDP", anunciou a Parpública em comunicado.
"A referida alienação será efetuada pelo preço global de 2,693 bilhões de euros, incorporando um prêmio de 53,6% em relação ao preço de mercado no dia 21 de dezembro", acrescentou.
Na corrida para esta última fase de privatização da EDP estava também a alemã E.ON e as brasileiras Eletrobras e Cemig.
A venda da participação abre um novo ciclo de privatizações em Portugal, previsto no acordo do resgate financeiro do país, de 78 bilhões de euros.
A EDP é o maior grupo industrial de Portugal e controla a Energias do Brasil e a quarta maior eólica do mundo, a EDPR, que está presente em oito mercados europeus, no Canadá e no Brasil. A empresa também é dona da norte-americana Horizon Wind Energy.
O Estado português, que com a alienação dos 21,35% sai do capital da EDP, já pôs fim aos direitos especiais que tinha na empresa.
Outros acionistas da EDP incluem a espanhola Iberdrola com 6,8%, a CajAstur com 5% e o Grupo José de Mello com 4,82%. A argelina Sonatrach e a Qatar Holding detêm, cada uma, cerca de 2% da EDP.
Comentários