Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Sexta - 30 de Dezembro de 2011 às 21:55

    Imprimir


Condutor de cão de faro para drogas e explosivos é um dos cursos oferecidos.
Mais de 300 vagas foram disponibilizadas para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, destinadas a capacitação de servidores que irão atuar na Copa de 2014. Os cursos são oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, que irá até dezembro de 2013, capacitar 53 mil policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e outros profissionais da segurança pública, para a Copa do Mundo e demais eventos que o Brasil sediará. Cada profissional deverá participar de dez treinamentos diferentes.


Os participantes se dividirão em três categorias: especialistas, multiplicadores (que serão qualificados para treinar outros profissionais e para também para atuar ordinariamente) e operadores (aptos a usar os conhecimentos no trabalho ordinário).

Na Polícia Civil, a Academia de Polícia (Acadepol) estará encarregada do acompanhamento dos cursos à distância e presenciais. Conforme a planilha de distribuição de vagas por instituição da Segurança Pública, a PJC dispõem de 23 vagas para cursos de Multiplicador, 8 para Especialistas e 270 para Operadores, totalizando 301 profissionais.

A relação dos policiais será encaminhada pelas nove Diretorias da Instituição, conforme o número de vagas ofertadas para cada diretoria, sendo 5 para a Diretoria Geral, 10 para Diretoria Geral Adjunta, 10 para Acadepol, 10 para Corregedoria Geral, 20 para a Diretoria de Atividades Especiais, 15 para a Diretoria de Execuções Estratégicas, 10 para a Diretoria de Inteligência, 20 para o Interior e 170 para a Metropolitana.

Cada diretoria deve enviar a relação com os nomes à Acadepol até o dia 10 de janeiro de 2012, pois no dia 20 de janeiro de 2012, a Academia deverá encaminhar à Senasp os nomes dos alunos que irão frequentar as aulas.

Conforme o diretor da Acadepol, Gênison Brito Alves Lima, são 20 temas específicos com foco à Certificação Copa. “É necessário que o candidato tenha cinco cursos pelo Ensino à Distância (EAD) e dois cursos presenciais”, explica.

Para estar inserido nos três grupos, o policial precisa já ter curso de 80 horas para participar da capacitação de Multiplicador, 120 para Especialista e 40 para Operador. Dos cursos oferecidos pelo módulo EAD, exclusivo para a Copa, sete são requisitos gerais e 13 específicos, ou seja, o policial precisa já ter algum conhecimento na área.

Os policiais interessados devem procurar sua respectiva diretoria para se candidatar aos cursos.

Requisitos para participar

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) exige que o candidato esteja na ativa em 2014, que tenha banco de cursos pelo sistema de Ensino a Distância (EAD), experiência em docência para multiplicadores, atuação direta na área para especialista, interesse e disponibilidades, perfil compatível com o curso a realizar.

Os cursos

Os 40 cursos (20 presenciais e 20 a distância) serão realizados entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013. Os instrutores responsáveis pela formação serão profissionais de segurança pública selecionados, com notório conhecimento nas temáticas. No primeiro semestre de 2014, todos os capacitados passarão por uma atualização em EAD, que vai conferir a Certificação Copa 2014. As atividades a distância serão desenvolvidas por meio da Rede de Ensino a Distância (EAD) da Senasp.

Já os cursos presenciais serão realizados nos Centros de Apoio para a Capacitação (CAPCs), instalados nos Institutos de Ensino de Segurança Pública (academias, centros de formação, etc) de cada uma das instituições (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiro Militar) dos estados-sede. A Senasp também terá um centro de capacitação, em virtude da atuação da Força Nacional de Segurança Pública.

Por meio da Força Nacional, a Senasp capacitará 90 especialistas no tema Condutor de Cão de Faro (drogas e explosivos) e multiplicadores nas temáticas “Atendimento a Múltiplas Vítimas” (30 vagas) e “Controle de Distúrbios Civis” (90).

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos faz parte do Ministério da Justiça e foi criada para coordenar as ações do Governo Federal para a segurança da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e de outros eventos indicados pela Presidência da República. A Sesge vai desenvolver políticas de segurança, capacitar profissionais e adquirir equipamentos de alta tecnologia que serão usados nos estados para os grandes eventos.

Calendário dos cursos disponibilizados a PJC/MT

Multiplicadores: Curso 6 – Atuação da Polícia Judiciária para Grandes Eventos: 11 vagas (4 vagas em MT/junho de 2012, 3 em MT/outubro /2012, 4 em MT/ fevereiro/2013). Curso 12 – Uso progressivo da força: 7 vagas (4 vagas no Amazonas/maio/12, duas vagas no Amazonas/maio/2012, 2 vagas no Amazonas/junho/2012, e 1 vaga em Minas Gerais/Setembro/2012). Curso 13 – Segurança de Dignitários: 2 vagas (Distrito Federal/Outubro/2012). Curso 14 – Sistema de Comando de Incidentes: 3 vagas (2 vagas no Distrito Federal/Maio/2012 e 1 em Setembro/2012, também em Brasília).

Especialistas: Curso 17 – Condutor de Cão de Faro: Drogas e Explosivos: 2 vagas (1 em MG/Outubro/2012 e 1 no DF/Fevereiro/2013). Curso 18 – Planejamento de Emprego Operacional: 2 vagas (1 em maio/2012 no DF e 1 em fevereiro/2013 em MG). Curso 19 – Negociação: 2 vaga (em maio/2013 em MG e junho/2013, em MG). Curso 20 – Bombas e Explosivos: 2 vagas a ser definida pela Academia Nacional de Polícia (ANP).

Operadores: a serem realizados na Acadepol e distribuído em turmas de 30 alunos, da seguinte forma: Curso 6 – Atuação da Polícia Judiciária para Grande Eventos: agosto/12, setembro/12 e novembro/12. Curso 12 – Uso Diferenciado da Força: agosto/12, setembro/12, novembro/12 e abril/13. Curso 13 – Segurança de Dignitários: novembro/12. Curso 14 – Sistema de Comando de Incidentes: maio/13.

As informações são da assessoria da PJC






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45804/visualizar/