MT Fomento recebe aval para operar microcrédito com recursos do FCO
O MT Fomento recebeu aval do Banco do Brasil (BB) para ser um dos agentes financeiros autorizados a gerir recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e expandir a oferta de microcrédito em Mato Grosso. A informação foi divulgada pelo vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro (PSD), que esteve em Brasília nesta terça-feira (10/1) para acertar detalhes da operação com dirigentes do Banco do Brasil, o banco responsável pelos recursos do FCO.
Segundo Daltro, o valores que estarão disponíveis e os programas e critérios para liberação dos recursos serão definidos na próxima reunião do Conselho Deliberativo do FCO (Condel), que deve ocorrer entre fevereiro e março deste ano. O microcrédito se destinará a micro e pequenas empresas tanto de áreas urbana quanto rural de Mato Grosso.
O vice-governador evita falar em números, mas adianta que o Estado vai exigir um limite inicial de R$ 50 milhões para ser acessado pelos micro e pequenos empresários.
"Os valores e os programas serão homologados na próxima reunião do Condel, mas o mais importante é a decisão política do Banco do Brasil de permitir que o MT Fomento se transforme em agente promotor do desenvolvimento por meio do microcrédito em Mato Grosso", declarou Daltro com exclusividade ao Olhar Direto.
Homologados os valores e definidos os programas, Chico Daltro diz que o Estado pretende colocar os valores "na praça" ainda no primeiro semestre de 2012. A expectativa é oferecer recursos a todos os municípios do Estado ainda neste ano.
"Temos um programa de expansão do microcrédito para todo o Estado. Sabemos que a demanda é muito maior do que a oferta. Por isso, vamos começar com um limite mínimo de 50 milhões (de reais) e expandir este valor ao longo do ano", acrescentou.
A reunião ocorreu na sede do Banco do Brasil, em Brasília, e teve a presença de diretores de Governo, de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Institucional do BB, além da diretoria da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Comentários