Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 09:58
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


O número significativo de casos de hanseníase registrado em 2011 em Rondonópolis tem preocupado as autoridades de saúde pública do município. Mas, apesar de terem sido notificados 164 novos casos desta doença no ano passado, todos os pacientes estão em tratamento no Centro de Saúde do Jardim Guanabara.

Para evitar que mais pessoas sejam acometidas pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde vai fechar o cerco contra a hanseníase, buscando notificar mais casos por meio de diagnósticos precoces e alertas à população. No dia 22 de janeiro a equipe do Departamento de Ações Programáticas da Prefeitura vai desencadear uma Campanha de combate à Hanseníase, em parceria com a igreja católica.

As informações sobre a doença vão ser divulgadas nas missas realizadas em todas as paróquias da cidade. A prioridade, no período de 23 a 27, é intensificar os exames de casos suspeitos e informar os usuários das unidades de saúde sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase. Um mutirão de exame de pele será realizado no dia 28 de janeiro, das 8 às 16 horas, na Praça Brasil, centro da cidade.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariuva Valentim Chaves, explica que os casos suspeitos identificados durante a campanha vão ser encaminhados para consulta médica no Centro de Saúde do Jardim Guanabara. Esta unidade é referência para o tratamento da hanseníase em Rondonópolis.

“Quanto mais cedo se fizer o diagnóstico e começar o tratamento, mais cedo acontece a cura. “O paciente com hanseníase tem cem por cento de chance de ficar curado se o tratamento for feito corretamente”, alertou.

Com informações da assessoria
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45471/visualizar/