Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 13:32
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


A tensão entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e do defensor-geral André Luiz Prieto devido ao veto à criação de 65 cargos na Defensoria Pública está mobilizando até a bancada federal. Depois da decisão de Silval a relação entre os gestores ficou mais conflituosa do que já estava. Prieto afirma que a medida causou uma crise institucional e que o órgão não aprova o Governo.

Para tentar acalmar os ânimos, na próxima semana, o peemedebista vai se reunir com Prieto. A conversa vai ser mediada pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que foi corregedor da Defensoria e presidente-fundador da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (AMDEP).

Diplomático, o socialista preferiu não entrar no mérito da questão e avaliar se a criação dos cargos era ou não necessária. “Mediador não entra no mérito do conflito. O intuito é encontrar, como parlamentar, o melhor caminho. Entendo as necessidades da Defensoria e as dificuldades do governo”, pondera.

Apesar do posicionamento, Valternir faz questão de ressaltar conhecer a importância de se fortalecer a assistência judiciária às pessoas carentes de Mato Grosso. “A defensoria faz bons trabalhos, importantes para ajudar quem não tem condições de pagar honorários”, avalia. Além dele, devem estar presentes no encontro o presidente da Assembleia, José Riva (PSD), e o deputado Sérgio Ricardo (PR), que teria sido o principal apoiador da criação dos cargos vetados.

O veto de Silval foi publicado no Diário Oficial que circulou nesta quarta (11). A justificativa foi o aumento dos gastos no orçamento do Estado, que está passando por um período de cortes. Prieto, por sua vez, garante que a abertura das vagas não sobrecarregariam o erário. Nem mesmo os deputados, que num primeiro momento deram aval ao projeto, no entanto, estão convencidos e devem manter a decisão do governo.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45450/visualizar/