Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 08:50

    Imprimir


Para proporcionar uma série de atendimentos médicos e sociais aos munícipes de Diamantino, o Governo Municipal, por meio do programa InterAção, firmou parceria com a Carreta de Saúde que prestará serviços principalmente focados no diagnóstico e prevenção da hanseníase, o caminhão itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório para diagnosticar e tratar os casos da doença.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Diamantino, Itamar Martins Bonfim, os trabalhos ofertados englobarão diversos setores da saúde, como: teste de glicemia, aferição da pressão arterial, aconselhamentos, dicas para uma vida saudável, entre outros serviços.
 
O mutirão envolverá todas as Secretarias do Governo Municipal numa ação integrada entre os setores da administração municipal, como preconiza o InterAção.
 
O evento ocorrerá ainda no mês de novembro. “É um pedido do prefeito Juviano Lincoln que gosta de levar os trabalhos para bem próximo da população. Estamos planejando os últimos detalhes, em breve vamos divulgar o local e a data”, afirmou o secretário.
 
- Saiba mais:
 
Para o caso do Brasil, o segundo país do mundo com o maior número de casos de hanseníase, a empresa Novartis criou o projeto Carreta de Saúde. Este centro de saúde móvel é atendido por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas que viajam para as regiões do país mais afetadas pela doença a prestam os seus serviços. Durante as visitas, exames médicos gratuitos são prestados e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle e da importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.
 
Este projeto é desenvolvido em um esforço conjunto com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Ao longo de sua história, o projeto já beneficiou mais de 17.000 pessoas em 18 Estados do país e diagnosticou acima de 1.900 casos. Além disso, estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano, fornecendo, assim, uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação desta doença.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/4492/visualizar/