Duas mil pessoas serão demitidas pelo governo até junho deste ano
Depois de um amplo estudo, a equipe econômica do Governo do Estado concluiu que será necessário dispensar dois mil servidores, entre contratados e comissionados, para cumprir o plano de enxugamento e cortes de gastos com a máquina pública em Mato Grosso. Este reestudo reduziu em 60% a necessidade de dispensa de cinco mil servidores, definida em outubro do ano passado em estudo realizado pela secretaria de Estado de Administração.
As demissões devem ocorrer até junho deste ano. Ao todo, o Estado possui 20 mil contratados temporários e aproximadamente três mil servidores exclusivamente comissionados. Contudo, o número de trabalhadores terceirizados, ou seja, servidores vinculados a empresas terceirizadas, mas que prestam serviços ao Governo do Estado, não foi divulgado.
Este ‘limpa’, segundo informações da SAD, teve início pelos funcionários terceirizados do governo estadual. Até março a expectativa é que aproximadamente mil sejam demitidos. Foi estabelecido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e a equipe econômica do Estado a diminuição de gastos do Governo em 20%. Tanto as áreas de custeio quanto as de investimento de todos os setores sofrerão cortes de maneira linear.
Além da contenção de gastos, o governo justifica as demissões pela necessidade de nomeação dos aprovados em Concurso Público realizado em 2009, e o ingresso dessas pessoas nos órgãos públicos.
Comentários