Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quarta - 25 de Janeiro de 2012 às 19:42

    Imprimir


Um novo estudo mostrou que uma classe de compostos químicos, usados para revestir panelas antiaderentes, está associado a uma menor resposta imunológica de vacinas em crianças. É o que mostra um estudo publicado no periódico "Journal of the American Medical Association".

Essa é a primeira pesquisa a descrever esse efeito em humanos. Estudos anteriores já haviam demonstrado que os compostos perfluorados (PFC, na sigla em inglês) suprimiam a resposta imune em ratos, mas as informações sobre os efeitos em pessoas eram insuficientes.

Os pesquisadores analisaram dados de crianças recém-nascidas entre 1999 e 2001. Cerca de 580 participaram dos exames seguintes e fizeram testes para verificar a resposta imunológica das vacinas contra tétano e difteria quando tinham cinco e sete anos. O nível do composto químico foi medido durante a gravidez e nas crianças de cinco anos.

Os resultados mostraram que a exposição ao químico estava associada a uma menor eficácia da vacina e a um risco maior de a criança ter níveis de anticorpos menores que o necessário para oferecer proteção a longo prazo. Uma concentração duas vezes maior de três tipos dos compostos perfluorados estava associada a uma resposta imunológica 49% menor em crianças de sete anos.

Os pesquisadores, no entanto, não avaliaram se as crianças com resposta imunológica menor de fato desenvolveram tétano ou difteria mais tarde. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/44814/visualizar/