O local foi escolhido para a primeira edição do festival, que em português recebe o nome de "O dia da terra". O empresário americano Rob Gjerde diz que se apaixonou por Chapada dos Guimarães, assim que conheceu a região. Segundo ele, o festival que tem o tema "Precisamos mudar" e é baseado em quatro elementos diferentes.
""O primeiro elemento é o que chamamos de espiral da paz, o segundo é o tema do festival: precisamos mudar. Nós vamos promover mudanças para criar ideias que criam soluções. Aí temos as oficinas que serão sobre conscientização, mostrando para as pessoas o que está acontecendo no mundo. O elemento final é a música"", detalhou.
Para o americano Rob Gjerde, o importante do festival é chamar a atenção do mundo para assuntos como preservação da natureza, relação do homem com o meio ambiente e as pessoas. O festival pretende reunir durante três dias mais de 10 mil pessoas. Na organização estão produtores e artistas regionais.
Além de abrigar o público em diversas atividades, é uma oportunidade para artistas, que irão dividir o palco com músicos brasileiros e estrangeiros. ""Além de já ter pensado no retorno do beneficio do turismo, da sustentabilidade da cidade e região, vai resgatar o lado místico de Chapada. Vai trazer para lá não só o show, mas o show que traz a consciência universal de que precisamos mudar, porque o planeta precisa disso"", ponderou o músico Amauri Lobo.
Uma das grandes atrações é um ritual conhecido como "Espiral da Paz", que promete envolver o público no clima do festival. ""Será uma grande espiral com quatro mil pessoas. No centro terá um grande cristal que vai emanar uma luz de laser a 85 quilômetros de altura"", contou Amauri.
Ainda de acordo com os organizadores, as belezas naturais da região combinam com o tema do festival. ""É o primeiro grande passo que a gente quer levar a partir de Mato Grosso, que é um estado ecologicamente fascinante, com três biomas, o amazonas, o cerrado e o pantanal. Vai ser uma cidade que vai inspirar muitas pessoas em outros lugares do Brasil e do mundo"", lembrou o participante do festival Amir El Aouar.
Chapada
A região de Chapada dos Guimarães abriga paredões históricos, além da cachoeira Véu de Noiva, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A cachoeira de 86 metros é o principal atrativo turístico do parque, que também possui trilhas para práticas de esportes radicais.
Comentários