Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 29 de Janeiro de 2012 às 10:00

    Imprimir


O número de vítimas de estupro atendidas pelo serviço de referência para cuidados com as vítimas de violência sexual do Hospital Universitário Júlio Müller aumentou 20% em 2011, se comparado ao ano anterior. Foram 150 pessoas atendidas no ano passado, 25 a mais que em 2010.  Dos total de atendimentos no ano passado, 32 foram referentes a pacientes com idade entre 0 e 12 anos e  48 vítimas tinham entre 13 e 18 anos e 62 acima de 19. A maior incidência, conforme o relatório, está na faixa etária dos 13 aos 15 anos, com 38 casos.

Para a gerente do setor de Serviço Social da unidade de saúde, Nair da Costa Barbosa, os dados não representam, necessariamente, o crescimento dos crimes de estupro, mas possivelmente uma maior conscientização das vítimas em buscar o atendimento de saúde e psicológico.

São recebidas no hospital as pessoas que sofreram a agressão até 72 horas antes. Nair explica que as vítimas recebem atendimento médico, com realização de exame e administração de medicamentos para tentar combater uma possível gravidez, contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e vírus HIV. Na sequência passa ao tratamento psicológico para cuidar do emocional.

Imediatamente ao chegar na unidade de saúde o paciente é encaminhado para a equipe multidisciplinar, recepcionado pelo Serviço Social. Em seguida passa por exames e toma a pílula do dia seguinte, medicamentos de profilaxia contra DSTs e recebe a receita dos remédios de combate ao HIV que devem ser administrados por 21 dias.

As informações são do jornal "A  Gazeta".
 
  
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/44600/visualizar/