Golpe de páginas falsas de bancos na web cresce 62%
Números do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, indicam que aumentou 1,5% o número de relatos sobre cavalos de troia - programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços on-line -, em relação ao ano anterior.
O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web no ano passado, sendo que esse tipo de crime mais que dobrou frente ao ano anterior.
Ameaças
As notificações de incidentes contabilizaram mais de 399.515 casos em 2011, o que corresponde a um avanço de 179,69% frente a 2010.
Apesar do aumento na passagem anual, quando comparado com os números do quarto trimestre de 2011, observa-se uma queda de 94% no número de notificações de incidentes em relação ao mesmo período de 2010 e de 20% se comparado ao trimestre anterior.
Comparativos
Comparando o período de outubro a dezembro com o terceiro trimestre deste ano, houve aumento de 191% no número de notificações de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico. Em comparação com o mesmo trimestre de 2010, o crescimento foi de 354%.
No caso dos cavalos de troia, houve aumento de 6% na comparação com o terceiro trimestre e de 17% em relação ao mesmo trimestre de 2010.
Comentários