Empresa usava cola para fraudar extintores
"Acredito que essa foi uma das maiores apreensões de extintores já feita no Estado", ressalta o coordenador de Avaliação da Conformidade do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), Bento Bezerra, sobre a operação realizada nesta quinta (07) e sexta-feira (08), pela equipe de fiscalização do Ipem-MT. A ação foi motivada por uma denúncia ao órgão, que imediatamente motivou a fiscalização.
Segundo o coordenador, foram apreendidos cerca 578 extintores para carros que estavam sendo comercializados. Eles apresentavam irregularidades consideradas graves. "Entre elas a utilização de cola para manter o ponteiro indicador sempre na faixa de operação." A recarga em extintores é descartável e tem vida útil de cindo anos, explicou Bento Bezerra. Além disso o Ipem também apurou a ocultação das informações exigidas e a reutilização de válvulas de plástico descartáveis".
Bento afirma ainda, que as apreensões foram feitas em uma empresa de manutenção de extintores do Estado do Rio de Janeiro. "Essa empresa montou em Cuiabá um ponto de vendas, onde estavam comercializando os produtos irregulares. Após as apreensões iremos comunicar o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que possa ser feita a suspensão do registro dessa empresa, enquanto acontece os trâmites do processo os extintores ficam armazenados aqui no Ipem-MT".
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT). (Secom MT)
Comentários