Rondonópolis terá via alternativa para tirar caminhões do centro
O ministro dos Transportes, César Borges, anunciou, durante reunião com o deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (PPS), nessa quinta (7), que vai determinar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) a elaboração de estudo de viabilidade para a construção do contorno oeste da cidade. “Essa obra é a solução definitiva para o problema da travessia urbana da cidade, hoje, uma das prioridades do município”, disse Fagundes.
A alça viária seria uma alternativa para desafogar o fluxo de veículos que passam pela travessia urbana de Rondonópolis, atualmente única opção para quem trafega nos sentidos norte e sul do Estado. Hoje, o trecho, que foi projetado para suportar 10 mil veículos por dia, recebe cerca de 34 mil caminhões e bitrens diariamente.
Mesmo sem a definição oficial do trajeto, a expectativa é que o contorno tenha cerca de 40 km, cortando as MTs 130 e 270, próximo ao município de Pedra Preta e chegando à Rondonópolis pelo Terminal Ferroviário. Ainda não há estimativa do custo da obra.
A própria presidente Dilma Rousseff (PT) comentou sobre a situação de veículos pesadas passarem por dentro da cidade e considerou isso inadmissível. Em julho, o vereador Aristóteles Cadidé (PDT) chegou a apresentar estudo resumido sobre o trânsito na cidade que mostrou como a quantidade de veículos cresceu nos últimos anos e a malha viária continuou a mesma, prejudicando o fluxo em todo o perímetro urbano. O fluxo intenso de motos, carros, caminhonetes, caminhões e carretas se deve especialmente à localização estratégica do município também pelas BRs 163 e 364, o que traz desenvolvimento para a cidade, assim como impactos inerentes como os do trânsito.
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