Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Procuradoria afirma que não entregou medicamento vencido de tratamento de câncer
Usuária do medicamento Pemetrexed, medicação essencial para tratamento da neoplasia do pulmão, a aposentada Dirce de Oliveira Neves, de 64 anos, ficou um mês sem receber o remédio da Farmácia de Alto Custo em Cuiabá, deixando-a sem condições de se locomover. Indispensável para estabilizar a doença, a entrega do medicamento pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi interrompida em dezembro de 2011.
Em novembro, um remédio vencido foi entregue a Dona Dirce, que, cautelosa, devolveu e preferiu não fazer uso. A família não tinha condições de arcar com o valor de mais de R$ 5 mil a dose, e a Farmácia de Alto Custo alegava que o estoque do medicamento havia acabado, mesmo tendo conhecimento do seu uso frequente pela paciente.
A aposentada resolveu procurar a Defensoria Pública de Mato Grosso, que por meio do defensor Cláudio Aparecido Souto conseguiu a liminar para que o Estado voltasse a fornecer a medicação imediatamente.
Para esclarecer a situação, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso informou, por meio de assessoria, que o caso da paciente Dirce de Oliveira Neves, está resolvido e que não passou de um equívoco. O que de fato ocorreu com o remédio da paciente foi a não dispensação nos meses de novembro e dezembro de 2011, que já foi devidamente solucionado. Em relação ao medicamento vencido, a Procuradoria informa que o sistema de controle de estoque não libera medicamento vencido.
Confira a íntegra da nota:
O Defensor Público Cláudio Aparecido Souto se equivocou ao dizer que a Secretaria de Saúde havia entregue medicamentos vencidos a paciente, Dirce de Oliveira.
Ressalta-se que o Sistema de Controle de Estoque utilizado pelo Instituto Pernanbuco de Assistência à saúde que faz a gestão da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica obsta medicamentos e insumos vencidos, não permitindo a entrega aos pacientes com datas próximas ao vencimento.
O que de fato ocorreu com o remédio da paciente foi a não dispensação nos meses de novembro e dezembro de 2011, que já foi devidamente solucionado.
Fonte:
24 Horas News
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/44078/visualizar/
Comentários