Parlamentar alerta para mobilização de policiais em MT
O deputado federal cabo Juliano Rabelo (PSB-MT) avaliou entre parlamentares em Brasília que a greve de policiais militares na Bahia pode ter dimensão nacional. A constatação dele foi feita após sessão ordinária desta terça-feira na Câmara dos Deputados e reunião da Subcomissão de Segurança Pública no Senado.
“Dia 9, quinta-feira, policiais de São Paulo e Rio têm reunião e podem decretar greve”, avisa. O deputado diz que pessoas da categoria policial do Brasil inteiro têm ligado para ele e informado mobilização. “Em Mato Grosso, policiais vão fazer mobilização por melhores salários, devido desvalorização da categoria e falta de efetivo”.
A categoria da segurança de todo o Brasil pressiona por aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que define piso nacional de policiais militares, civis e bombeiros. Eles cobram promessa da campanha da presidente Dilma Rousseff.
Senadores da subcomissão de Segurança Pública se negaram nesta terça-feira a enviar comissão de parlamentares na Bahia para negociar salário e apaziguar ânimos no Estado.
Na Câmara, o deputado federal delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, o envio de grupo de parlamentares à Bahia para negociar greve e alternativas para a situação de verdadeira guerra civil que se instalou no Estado há uma semana. Líderes policiais de todo o Brasil também pressionam na Câmara dos Deputados pelo debate e aprovação da PEC 308, que modifica atuação de agentes prisionais. (W.S)
Comentários