Companhia divulgou ontem sua 2ª estimativa para novo ciclo e revisou para cima projeção ao Estado
Conab reajusta recorde
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem sua segunda estimativa de safra para o ciclo 2013/14 e ajustou para cima a previsão da produção mato-grossense que deve atingir até 48,59 milhões de toneladas (t), reajuste significativo sobre a projeção inicial de 48,38 milhões prospectada no mês passado, quando a Companhia apresentou suas primeiras análises sobre a nova safra. Com esse volume, Mato Grosso garantirá pelo terceiro ano consecutivo o título de maior produtor de grãos e fibras do país e emplaca mais um recorde sobre o recorde anterior no campo.
A produção nacional deve somar até 196,65 milhões de t, crescimento anual de 5,3%. Se os números ao país e ao Estado se confirmarem nesses níveis, Mato Grosso terá ofertado ao final deste ciclo 24,71% de toda produção de grãos e fibras.
No Estado a correção positiva foi motivada pela sojicultura que teve área e produção revistas e alteradas. Conforme esta estimativa, o Estado ofertará novamente quase 29% do grão no país. Um terço da produção nacional está sendo semeada em Mato Grosso, já que pelos números da Conab a produção salta de 23,53 milhões t para até 26,01 milhões, crescimento de 10,6%. Para o país a perspectiva aponta para um volume final de até 90,22 milhões de t, avanço de 10,7% sobre o resulta da safra passada que contabilizou 81,49 milhões de t. Em relação à superfície destinada à oleaginosa, a área plantada deve cobrir 8,36 milhões de hectares (ha), 7% maior que a cobertura espacial de 7,81 milhões/ha do ciclo passado.
A exemplo da primeira estimativa, a Conab segue sem projeções para a segunda safra de milho, tanto no país quanto no Estado. Para a cotonicultura estão mantidos os números iniciais: área 26% maior que em 2012/13, chega a 598 mil/ha, e produção de 904 mil t de pluma, incremento anual de 22,6%.
Comentários