A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde informou por meio de nota que já tomou providências para a reintegração de posse do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), responsável pela etnia Xavante do município de Barra do Graças, a 516 quilômetro de Cuiabá, ocupado desde esta quarta-feira (8) pelos indígenas.Cerca de 100 índios foram até o local e reivindicaram a saída da diretora do Distrito, cobraram melhorias sanitárias e ainda denunciam a falta de estrutura médica na comunidade.
No entanto, a Sesai alega na nota que ainda não recebeu a pauta de reivindicações dos indígenas xavantes. Também reforça que se mantém aberta ao diálogo com todas as lideranças indígenas. A secretaria não se posicionou sobre a gestão da diretora do DSEI.
“Exemplo disso é que no dia 5 representantes da Sesai se reuniram em Brasília com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante, Agnelo Temrité Wadzatsé, e com presidentes de outros Condisis para definição conjunta do planejamento de ações estratégicas e prioritárias para 2012, como também para avaliação das medidas desenvolvidas no ano passado”, consta trecho da nota.
Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante (Condisi) é a instância máxima do controle social indígena nas regiões, cujos presidentes são eleitos por voto. Apesar de a instituição já ter uma posição definida, os indígenas deverão permanecer no local aguardando algum representante do órgão. Com 15.299 índios, conforme informações do Ministério da Saúde, o cacique Edmundo Dzuaiwi alega que a região sofre com as condições de saneamento precárias.
Ele reforçou ainda que mais de 80 índios da etnia estão no local e vão permanecer até que as reivindicações sejam atendidas.
Comentários