Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 13 de Fevereiro de 2012 às 12:11

    Imprimir


Barraca da Saúde ficará em um ponto estratégico do Centro de Eventos
Barraca da Saúde ficará em um ponto estratégico do Centro de Eventos

A equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids já está preparada para a campanha de prevenção e educação em saúde do carnaval 2012. O slogan definido pelo Ministério da Saúde para este ano é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.

A Barraca da Saúde ficará em um ponto estratégico do Centro de Eventos e além de distribuir os preservativos durante as quatro noites de folia, vai expor banner’s sobre álcool, drogas e a AIDS. E ainda haverá uma ambulância para prestação de serviço de urgência e emergência.

Segundo a coordenadora do Programa, técnica em enfermagem Maria Gardenia, a campanha vai seguir os moldes da Nacional, lançada pelo Ministério da Saúde que enfoca neste ano os jovens homossexuais entre 15 e 24 anos, visto que para esta faixa etária, segundo dados do Ministério, houve aumento em 10% o contágio no último ano.

Além da campanha maciça nas noites de folia que deverá distribuir pelo menos 20 mil preservativos, as Unidades de Saúde também vão intensificar a campanha de educação e prevenção. “Embora as atividades de prevenção ocorram durante todo o ano, em um processo contínuo, o momento da campanha do carnaval é importante. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, destaca a coordenadora.

TEMA - Segundo informações colhidas no site do Ministério da Saúde, a campanha de carnaval deste ano dá prosseguimento à Campanha do 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando os jovens gays de 15 a 24 anos foram indicados como público prioritário. O Boletim Epidemiológico DST/Aids divulgado em dezembro do ano passado mostra que a epidemia tem crescido nessa população nos últimos anos. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Na população geral de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de aids, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O total equivale a 11% do total de casos de aids notificados no Brasil desde o início da epidemia.
O Ministério da Saúde anunciou que até o carnaval vai distribuir 84 milhões de camisinhas por todo o Brasil. Segundo o governo, em 2010 foram distribuídos 58 milhões de preservativos.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/43730/visualizar/