A venda de peixes deve aumentar mais de 30% durante o período da Quaresma em Mato Grosso, iniciado nesta quarta-feira (22) pelos católicos. O período de reflexão para os católicos também propõe abstinência e aprofundamento na fé.
A tradição católica diz que não se deve comer carne vermelha até a Páscoa, principalmente nas sextas-feiras. A advogada Aline Borges aproveitou para comprar peixe no Mercado do Porto. “No almoço vou fazer um arroz branco, farofa de banana e ventrecha de tambacu frita e mojica de pintado"", disse.
De acordo com a Federação dos Pescadores Profissionais de Mato Grosso, durante a Quaresma, o aumento na venda de pescado é de aproximadamente 30%. E na Semana Santa, a expectativa é de um crescimento de 50% em comparação a outros períodos do ano.
A época também agrada aos comerciantes do ramo. “A Semana Santa é o Natal pra quem vende peixe, é o dia esperado de muita gente para vender”, define Adão de Araújo. Já a dona de casa Helenita Mendes Moreira diz que além da abstinência, o momento é de reflexão. “É tempo de pensar em tudo que Cristo sofreu por nós e que nós temos que melhorar neste mundo"", resumiu.
Comentários